Lição 1
Introdução às Relações Iluminadas
Neste primeiro dia, iremos conversar sobre o propósito deste curso, como ele acontecerá e de que maneira poderemos aproveitá-lo ao máximo. É importante que, antes de começarmos uma jornada, analisemos como estão nossas intenções, de forma que possamos contemplá-la da melhor forma. Uma das coisas que enfatizo neste primeiro dia é a importância de cuidarmos de nosso próprio coração, pois se não estivermos nos cuidando, como iremos cuidar dos outros? O primeiro passo começa olhando para dentro e, conforme vamos evoluindo, o universo ao nosso redor vai correspondendo.
Lição 2
A Relação Mais Importante é Comigo Mesmo
Se eu não tenho uma relação saudável comigo mesmo, não conseguirei ter sucesso com as outras relações. É um espelho infalível. Normalmente, culpamos as pessoas, quando a
responsabilidade está primeiramente conosco. Conforme eu vou transformando a relação comigo, eu consigo transformar a relação com o outro.
Lição 3
Fazer as Pazes Consigo Mesmo
Algo muito importante de se fazer é fazer as pazes consigo, se perdoar pelos erros que cometeu para si e para os outros, assim como também perdoar o que os outros fizeram para você. Precisamos libertar a culpa e nutrir o perdão, entendendo que todas as pessoas estão em um caminho de evolução. Não há necessidade de achar culpa, nossa responsabilidade é a solução.
Lição 4
Solitude Antes de Qualquer Coisa
Solitude é o contrário de solidão. Solitude é a capacidade de estar bem consigo, sem necessidade de alguém para preencher o vazio dentro de si. Normalmente, as relações dos seres humanos são baseadas em dependência e preenchimento. Nos sentimos vazios e procuramos alguém para preencher este espaço, sem perceber que ninguém consegue nos dar aquilo que somente nós somos capazes de suprir.
Lição 5
Ninguém é Nosso, e Não Somos de Ninguém.
Uma das maneiras comuns de se relacionar é através do apego. Todavia, essa é uma das razões pelas quais os relacionamentos fracassam. Somos todos independentes. Um anel não nos torna escravos de ninguém, nem namoro e nem família. Somos de nós mesmos, ou melhor, somos da vida! E compartilhamos da presença um do outro, celebramos a presença um do outro. Mas ninguém é nosso.
Lição 6
Abandonar os Dramas e as Novelas nas Relações
Existe algo muito destrutivo no ocidente que é a necessidade de dramas. Aqui no Brasil, principalmente, replicamos em nossas relações aquilo que vemos nas populares novelas. Ao invés de conversarmos com calma, gritamos. Ao invés de sermos diretos, damos indiretas. Ao invés de escutarmos, queremos apenas falar. Abandonar o hábito do drama já trás um grande alívio para nossas relações.
Lição 7
Comunicação Não Violenta (CNV)
A comunicação é um dos pilares de qualquer relação, mas geralmente a negligenciamos. Nossa
comunicação, muitas vezes, parece infantil e indireta: somos incapazes de expressar o que desejamos, então esperamos que os outros adivinhem. Qualquer relação, para ser saudável, precisa de uma boa comunicação, clara e verdadeira.
Lição 8
A Importância de Ser Verdadeiro
A Verdade é um dos alicerces das relações. Entretanto, temos o hábito de nos esconder, reprimindo nossos sentimentos e nos abrigando atrás de máscaras. Muitas vezes, achamos que mentir é a melhor opção. No momento em que botamos a verdade em primeiro lugar, já percebemos mudanças acontecendo em nossas relações, as coisas se tornam mais leves e espontâneas.
Lição 9
A Relação é um Espaço Para Aprendizagem e Para Evoluir
Todas relações, por mais caóticas que possam parecer, servem como um espaço para aprender valiosas lições. Quando estamos com os olhos abertos, aprendemos a usufruir das relações para evoluirmos e crescermos. Não há nada melhor do que uma relação em que ambos crescem juntos, ambos fortalecem um ao outro.
Lição 10
Não Espere Demais
Precisamos entender que não há um tempo infinito para termos boas relações. Nossos pais, nossos amigos e nós mesmos não viveremos para sempre. Entendendo isso, podemos nos esforçar para sempre dar o nosso melhor. Existe aquela famosa frase que diz que só aprendemos a valorizar as coisas quando as perdemos. Não precisamos chegar a este ponto, podemos aprender a valorizar antes de perder. Podemos amar hoje, agora, para não nos arrependermos depois. Que possamos usar a nossa vida como uma forma de manifestar a luz em nós.