Lição 1
Presença
Começamos com um conceito básico da meditação: a presença no Agora. Falamos sobre como a presença é sua mais forte aliada para lidar com sentimentos intensos no momento em que surgem e como estes se originam. Finalizamos com uma prática de atenção plena.
Lição 2
Observação e Não julgamento
Passamos, então, para um segundo passo muito importante na meditação: a observação acolhedora. Muitas vezes quando somos tomados por sentimentos negativos, nos culpamos e sentimos vergonha. Aprender a observar e se acolher é transformador e começamos a entender que podemos sentir sem reagir. Finalizamos com uma prática de observação dos sentimentos e reações.
Lição 3
Nomeando sentimentos
Nessa lição, começamos a explorar um pouco mais o universo da Comunicação Não Violenta e aprofundamos no quesito da observação de si. Conforme permanecemos presentes e observamos, podemos nomear os sentimentos que experienciamos com base em como estes se manifestam em nosso corpo. Também começamos a explorar a origem dos sentimentos segundo a perspectiva budista. Finalizamos com uma prática de observação dos sentimentos e suas manifestações em nosso corpo.
Lição 4
Sentimentos são mensageiros
Podemos desenvolver uma atitude mais íntima e acolhedora com nossos sentimentos se os vemos também como amigos que nos trazem mensagens para o nosso próprio bem, com base nos nossos valores e necessidades. Aprofundamos um pouco mais no que a Comunicação Não violenta tem a dizer sobre isso e investigamos ainda mais afundo nossas vivências. Finalizamos com uma prática de observar memórias e sentimentos, tentando identificar nossas necessidades.
Lição 5
Não reação e não identificação
Precisamos estar conscientes de que podemos e conseguimos não reagir automaticamente com nossos sentimentos intensos. Para isso precisamos retomar a presença, a observação e o não julgamento. Começamos a explorar o conceito budista de impermanência, bem como adquirimos um novo olhar sobre as consequências de nossas ações. Finalizamos com uma prática de atenção à respiração e de mudança de perspectiva.
Lição 6
O Contexto
Nessa lição, começamos a vislumbrar o que é a compaixão e como desenvolvê-la. Já entendemos como os sentimentos funcionam, como podemos lidar com eles e fazer amizade, deixando-os ir. Para além das nossas narrativas pessoais pelas quais temos tanto apreço, como podemos diminuir a intensidade dos sentimentos ao observarmos o contexto maior no qual a situação em que estamos envolvidos se insere? Finalizamos com uma prática de observação e compaixão.
Lição 7
Sentimentos são energia
Começamos a ir ainda mais fundo na nossa investigação. Entendemos os aspectos principais no olhar para os sentimentos e nos relacionamentos em que estamos envolvidos. Somos introduzidos, então, a mais um conceito budista e metafísico, para que cheguemos à compreensão de que, por traz de suas manifestações, não existe positivo ou negativo, apenas energia. Finalizamos com uma prática de familiarização com o conceito de ondas de energia.
Lição 8
Equanimidade e compaixão
A partir de agora, podemos focar mais nos aspectos relacionais da inteligência emocional. Para além dos benefícios que você terá para si quando integrar todos os conhecimentos adquiridos até aqui, começaremos a pensar como isso afeta os relacionamentos. Falamos sobre acolher suas próprias falhas, bem como a aprender a acolher as falhas dos outros. A compaixão é essencial tanto para o budismo, quanto para a Comunicação Não Violenta e, por fim, perceberemos que estamos todos no mesmo barco. Finalizamos com uma prática de Mettabhavana (bondade amorosa).
Lição 9
Equilíbrio
Para trazermos a inteligência emocional para nossa comunicação e para nossos relacionamentos, é preciso saber manter o equilíbrio. Sendo assim, facilita saber quais equilíbrios requerem nossa atenção no dia a dia. Por isso falaremos sobre os equilíbrios: conativo, da atenção, cognitivo e afetivo, relacionando-os com tudo o que aprendemos até esse momento de curso. Finalizamos com uma prática chamada “As quatro questões”.
Lição 10
Integrar para Comunicar
Fizemos um amplo trabalho interno até aqui e já entendemos como isso se relaciona com o externo. Agora, podemos começar a aprender como isso pode ser evidenciado pela comunicação, mais uma vez buscando a ajuda dos conceitos da Comunicação Não Violenta. Esse curso teve como objetivo introduzir a CNV e relacionar seus conceitos com a meditação e com os ensinamentos do budismo. O convite é que você explore ainda mais afundo e por conta própria todo esse novo universo da comunicação consciente. Finalizamos com uma prática chamada “As quatro qualidades do coração”.