Lição 1
Meditando com a respiração
Uma das formas de se conectar com a respiração consciente é através das inúmeras técnicas de meditação. Inspirar e Expirar pelas narinas, permitindo que a mente e o corpo faça essa conexão. Nessa primeira aula o convite é para que você se permita sentir a sua presença, a sua respiração. Apenas respire!
Lição 2
A respiração e a energia vital
Nossas vidas se inicia com uma inspiração e termina com uma expiração. A respiração é um dos fatores mais importantes a ser considerados na saúde física, mental, emocional e também espiritual.
Por ser um ato mecânico, nós damos pouca importância para observar como respiramos, o quanto deixamos de absorver energia vital que nos mantém vivos, uma energia sutil, que os yogues denominam como "Prana". Essa energia também é conhecida como energia CHI ou KI.
Lição 3
A respiração e os chakras
A palavra chakra em sânscrito significa roda, pois estão sempre em movimento, e esses centros de energia se localizam no corpo sutil denominado corpo etérico. Os chakras são portais que quando estão em equilíbrio aumentam a vitalidade e alegria de viver.
Cada um deles apresenta funções específicas, e através da respiração a energia vital (Prana), permite que nossas funções vitais do corpo sejam coordenadas e equilibradas.
Lição 4
A ansiedade e a respiração
Para entender a ansiedade é necessário iniciar um processo de autoconhecimento. Conhecer a si mesmo, instintos, comportamentos, padrões mentais e emocionais.
Podemos definir ansiedade como uma excessiva agitação mental que altera o sistema nervoso central causando uma sensação desprazerosa que está muito próxima ao medo. A ansiedade causa uma sensação de falta de controle, insônia, indecisão, dificuldade para concentração e memória. Além desses sintomas mentais, o corpo também somatiza; sudorese, tremores, tensão muscular, dificuldade respiratória, enxaqueca, entre outros.
Lição 5
Mantenha o cérebro mais ativo e equilibrado com a respiração
Para manter o corpo saudável é necessário trazer equilíbrio e saúde para a mente. O corpo e a mente em harmonia permite ao cérebro trabalhar sua capacidade cognitiva e ativa estimulando a memória, concentração, imaginação e raciocínio mais lineares.
Lição 6
A respiração e os canais energéticos (meridianos)
Meridianos (ou nadis) são caminhos pelos quais circulam a energia prânica ou energia Ki. Existem cerca de 72 mil canais energético. Os nadis são como veias no nosso corpo sutil fazendo circular a energia aumentando a nossa vitalidade. Alguns são largos e tem um fluxo rápido e nos fazem sentir saudáveis, outros se tornam mais enfraquecidos bloqueando o fluxo de energia causando um congestionamento que acabará enfraquecendo a saúde física e mental.
Lição 7
Energia Vital: Prana
Nessa aula voltamos a falar sobre a energia vital que permeia todo o universo. Prana é sopro de vida. Segundo os Upanishads, antigas escrituras indianas, o prana é a energia vital universal que permeia todo o cosmo e sustenta todos os seres vivos.
Lição 8
A respiração e a fadiga física
Existem vários fatores que podem causar a fadiga física, mais aqui vamos salientar como a respiração insuficiente pode levar a um quadro de estresse, falta de energia, fraqueza, cansaço, dor no peito. Uma respiração ofegante, retratada como hiperventilação, geralmente se apresenta como uma respiração curta e acelerada, onde pessoa precisa fazer mais esforço para conseguir respirar corretamente.
Lição 9
Como ampliar a capacidade pulmonar
Temos a consciência que nosso corpo tem a capacidade de se adaptar a diferentes situações e, portanto com treino, conseguimos desenvolver muitas coisas que nem imaginamos. A capacidade pulmonar é medida pela quantidade de ar que os pulmões podem conter. Essa capacidade vai diminuindo lentamente à medida que envelhecemos, ou por alguma doença pulmonar.
Felizmente, existem exercícios respiratórios (pranayamas) que podem ajudar a manter e aumentar a capacidade pulmonar tornando mais fácil manter os pulmões saudáveis e obter mais oxigênio para o corpo.
Lição 10
Exercícios respiratórios para a prática diária
Já vimos o quanto a respiração é importante para mantermos o equilíbrio para a vida de uma forma geral. Por mais que o ar entre e saia de maneira natural do nosso corpo. As técnicas certas podem ajudar a respirar melhor e diminuir o estresse, a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.
Seja uma, duas ou três vezes ao dia, vale a pena tirar alguns minutos do seu tempo para fazer ao menos 1 exercício. Vamos abordar algumas técnicas fáceis e rápidas.