Como praticar yoga em casa para iniciantes

Mesmo para praticantes fiéis de yoga, realizar a técnica em casa pode ser uma ideia um pouco intimidante. Portanto, preparamos um guia completo para você construir uma base sólida de meditação que pode ser praticada no conforto do seu lar. Em seguida, explore uma playlist especial com músicas relaxantes para meditar e revigorar todas as energias.
O maior app gratuito de meditação do mundo contém milhares de faixas em Português!
como fazer yoga em casa
O maior app gratuito de meditação do mundo contém milhares de faixas em Português!

Aprender como fazer yoga em casa requer foco, um ambiente adequado, organização e acessórios apropriados. Para iniciantes, um professor capacitado que possa estar ao seu lado é uma recomendação que deve ser seguida. Professores de yoga são preparados para acompanhar todos os leves movimentos do seu corpo. Dessa forma, eles auxiliam aprendizes com posições mais adequadas, sempre respeitando os limites de cada ser.

Guia completo: como fazer yoga em casa para iniciantes?

1. Crie o seu ambiente de yoga

Semelhante ao espaço de meditação, seu ambiente de yoga deve ser numa área considerada calma, quieta e livre de distrações.

Visto que espaço é primordial, garanta que seja um local confortável e espaçoso para uma experiência livre de incômodos. Caso não seja possível ter um espaço fixo, considere movimentar mesas e demais mobílias para liberar uma zona temporária. Leve em consideração mais espaço além do seu tapete, deixe 4 passos de distância da posição central. Esse distanciamento é mais do que suficiente para começar.

Fazer yoga ao ar livre ou simplesmente na varanda da sua casa pode ser muito prazeroso. Porém, o clima é um fator impactante na sua concentração. Ventos, insetos e barulho urbano podem se tornar distrações mesmo em dias ensolarados. Se estiver muito quente, tapetes escuros de yoga podem absorver a temperatura local rapidamente. Assim como a sua atenção, seu objetivo pode ser desviado caso haja um objeto que possa incomodar a sua paz interior.

Falando em objetivo, temos uma pergunta para você:

Você sabia que o chão é um fator mais do que decisivo para praticantes de yoga em casa?

Continue conosco, vamos entender o porquê.

O chão é uma peça importante para praticar yoga em casa. Embora um tapete macio seja bom para realizar yoga nidra ou yoga restaurativo, você pode encontrar dificuldades durante power yoga ou outras posturas que exijam mais equilíbrio. Um tapete ideal possui uma superfície plana e com uma estrutura estável abaixo dele.

Dessa forma, investir em tapetes, blocos e alças de yoga melhoram a sua experiência dentro de casa. Se você não tiver esses complementos, você pode improvisar com um cinto no lugar da alça, um livro no lugar do bloco ou utilizar um travesseiro no lugar do almofadão.

Papel e caneta na mão agora, porque aqui vai uma grande dica de yoga em casa para iniciantes. Se você está planejando assistir vídeos online ou meditar através de áudios, considere no seu checklist a qualidade do provedor de internet, disponibilidade de energia elétrica e a posição do monitor. Lembre-se do espaço, você precisa escutar e enxergar com clareza o que está sendo transmitido pelos equipamentos de áudio e vídeo.

Assim que estiver tudo preparado, divirta-se completando o espaço com elementos que trazem inspiração e leveza durante o seu período de meditação. Você também pode criar um altar caseiro com lindas velas, incensos que trazem energias positivas e fotografias memoráveis no seu ambiente de yoga. Frases inspiradoras são também boas opções para trazer grandes forças à tona.

Como fazer yoga em casa exige tempo e experiência, um professor consegue facilitar o seu processo de adaptação. Então, vamos aprender como esse procedimento funciona.

curso Bem-Vindo ao Mundo da Yoga

2. Como encontrar o melhor professor de yoga

Professores que ensinam yoga em estúdios são os mesmos que auxiliam alunos nas residências, apenas com um diferencial. Eles estão em plataformas digitais. Você pode encontrar uma grande variedade de aulas de yoga em plataformas. Existem diversos sites dedicados quando o assunto é yoga, eles oferecem acesso aos melhores professores com vasta experiência para ensinar pessoas a como fazer yoga em casa.

Quando estiver procurando por um professor de yoga, uma dica importante é escolher um que tenha o corpo e personalidade similares ao seu. Nós, seres humanos, temos os nossos próprios costumes e princípios que fazem cada indivíduo ser diferente do outro. Com isso em mente, buscar saber mais detalhes sobre o seu professor fará com que a experiência de praticar yoga em seu lar seja cômoda e leve. Sessões eficazes são aquelas que o professor compactua com os seus limites, crenças e princípios.

Aqui vai mais um ponto importante durante a sua jornada.

Desafios são sempre bem-vindos. Não se deixe levar pela sua zona de conforto pelo fato de fazer yoga em casa. Você pode perder o equilíbrio das posições que exigem mais experiência sem ferir o seu ego, bem como usar os travesseiros de cama para ajudá-los durante a posição do corvo.

Então, busque novas experiências!

Ao abraçar a sua liberdade interior, você explora o seu corpo de forma diferente. Grandes benefícios são concebidos quando você se conecta por completo com o seu corpo. Seja paciente e não tenha pressa, a curva de aprendizagem aumentará gradativamente.

A consistência durante o seu aprendizado fará com que você se torne o seu próprio mentor. A princípio, você se tornará o líder que ensina a si mesmo a como fazer yoga em casa. Ninguém vai corrigir os seus movimentos ou dar conselhos de novas posições, então cabe a você ser consciente e atento durante todo processo. Respeite seu corpo e intuição. Sinta-se como se estivesse praticando dentro do estúdio, e nunca coloque o seu corpo em risco numa posição que você não sente segurança ou firmeza.

musicas para yoga em casa

3. Defina a sua principal intenção

As primeiras aulas de yoga para iniciantes são focadas em mostrar como o processo deve ser seguido. Durante os primeiros passos, fiquem bastante atentos. Diferentes recursos estão propensos a desviar a sua concentração de variadas formas.

Por exemplo, se você estiver assistindo à aula do seu computador ou celular, desligue todas as notificações emitidas pelos aplicativos. Da mesma forma, organize-se para não se deixar levar pelo cheiro gostoso da comida vindo da cozinha, o barulho da porta do seu quarto, a conversa entre seus familiares ou seus bichinhos de estimação querendo atenção.

Se houver mais indivíduos sobre o mesmo teto, faça o comunicado aos demais para que todos saibam quando a sua sessão de yoga ocorrerá. Diálogo tem um papel importante nessa história, pois através dele, indivíduos saberão que você estará praticando yoga em casa naquele período. Busque começar cada sessão se concentrando em sua intenção pessoal, e principalmente, nas forças internas de gratidão.

Mas como a intenção realmente pode me ajudar?

A intenção no yoga é uma âncora que serve como ferramenta de retomada para o ponto que você ficou distraído. Além disso, ele funciona como uma fonte de disciplina para fortalecer a prática de yoga em casa.

Mantenha a sua intenção alcançável e de acordo com os seus princípios. Visto que toda a intenção seja definida, ela ajudará a sua mente naquele exato momento de concentração, diminuindo distrações e deixando você no controle por completo.

O sankalpa pode alimentar o seu desejo de permanência sobre o tapete até os últimos segundos da aula. De fato, a sua intenção pode ser resumida numa simples promessa de prestar atenção na sua respiração ou, manter seu corpo calmo e concentrado.

4. Dedique seus esforços para fazer yoga em casa

Assim como você toma cuidado para aquecer o corpo antes de qualquer asana avançada, concentre-se em diminuir a velocidade quando a sessão estiver perto do fechamento. Seja resistente e não pule do seu tapete para saborear um lanchinho na cozinha, ir até a sua mesa de trabalho ou falar com os membros da família.

Fique para a savasana até o final, ela agradece!

O seu lar é o melhor espaço para relaxar e fazer um alongamento prazeroso sem pressa, praticar savasana ou torção supina. Apoie-se com travesseiros e fique à vontade com os cobertores. Feche com a técnica yoga nidra ou faça uma meditação bem relaxante.

Depois que você se levantar, faça a meditação da gratidão por alguns minutos. Agradeça pelo luxo da prática flexível, que pode ser levada fora do estúdio e ser aplicada dentro da sua casa ou qualquer outro ambiente desejável.

Hora de completar o ciclo dedicando os benefícios que foram concebidos a você para outros seres em qualquer lugar do mundo. Quanto mais você cuida da sua saúde e bem-estar, mais preparado você estará para ajudar ao próximo.

Dessa maneira, você está preparado com um mindset completo para criar o seu espaço e como fazer yoga em casa com segurança. Escute a nossa playlist com músicas especialmente selecionadas para uma meditação prazerosa ou procure pela harmonia perfeita em nossa extensa biblioteca gratuita de músicas para yoga.

  1. Sun Salutation Flow With Vata Energy Yuval Ron 10:58
  2. Om For Yoga - Meditation Flow Praful 34:22
  3. Full Circle Ben Leinbach 6:56
  4. Toning Cheryl Chafee 7:36
  5. Ganga Ma Jai Uttal and Ben Leinbach 18:43
  6. Mindful Piano Chris Collins 10:00
  7. Ong Namo Carrie Grossman 7:11
  8. O Todo Divino Entre Nos Ben Leinbach 12:31

Leia mais: Comece o dia com uma rotina matinal consciente | Lidando com o Coronavírus

Meditation. Free.
Always.