O significado de savasana e benefícios dessa postura

Descubra o significado da postura conhecida como savasana, seus benefícios e a razão de certos movimentos antes de retornar ao seu tapete. Para uma experiência mais agradável durante a sua sessão, acompanhe as meditações guiadas e ouça a nossa playlist com músicas para praticar savasana.
O maior app gratuito de meditação do mundo contém milhares de faixas em Português!
savasana
O maior app gratuito de meditação do mundo contém milhares de faixas em Português!

Existe um meme que é muito popular no mundo do yoga. Ele mostra que quando alguém pula a savasana durante a meditação, um unicórnio deixa de viver. Ainda não sabemos se é realmente verídico, mas com certeza sabemos que a savasana é uma posição de extrema importância em qualquer aula de asana. Aliás, a prática de vinyasa é totalmente focada em proporcionar um repouso mais confortável durante o final da sessão. 

Neste artigo, vamos explorar o propósito da técnica e aprender o verdadeiro significado de savasana, que faz amantes de yoga permanecerem por um longo período meditando.

O que é savasana no yoga?

Savasana é uma postura a qual o corpo fica deitado por completo sobre o chão, braços e pernas ficam estendidos, as palmas das mãos apontadas para cima e os olhos permanecem fechados. Para praticantes que possuem dores na região lombar, é recomendado a utilização de um cobertor ou almofada embaixo dos joelhos, permitindo que a coluna fique ereta.

Estamos falando de uma pose de apoio que serve para meditar deitado. Essas posturas exigem menos esforços e proporcionam sensações libertadoras.

Buscamos sempre relaxar ao máximo durante essa prática. Dessa forma, podemos focar em nosso corpo e blindá-lo de distrações.

Ela também pode ser adaptada com os pés alinhados ao chão junto com os joelhos dobrados. Através dessa modificação na pose, os joelhos podem descansar naturalmente.

Saiba mais: Sim, é possível meditar deitado! Veja como se faz.

Quais são os benefícios da savasana?

A prática de savasana:

  1. Reduz o estresse;
  2. Diminui a pressão arterial;
  3. Oferece controle do sistema nervoso;
  4. Combate a depressão;
  5. Controla a ansiedade;
  6. Eleva a qualidade do sono;
  7. Protege de doenças cardiovasculares;
  8. Melhora a autoestima.

Na obra de Hatha Yoga Pradipika escrita no século 15, encontramos muitas referências de poses de yoga que são praticadas nos dias de hoje. A postura de savasana é a única dentre todos os asanas que está presente em cada uma das sequências. Daí, você consegue entender a importância dela.

Ao mesmo tempo que a nossa técnica de yoga amadurece, o corpo emite tensões de estresse que precisam ser mitigadas. Como boa prática, a savasana serve como um manto que acalma o sistema nervoso central depois de movimentos mais complexos.

Ela também serve para restabelecer forças depois da respiração ujjay, conhecida como sopro da vitória. Ao abranger o sistema nervoso parassimpático, a pose afasta qualquer vestígio de estresse. O prazer e aquela sensação de conforto pós-yoga são extremamente diminuídos quando não realizamos a savasana.

Dica: Além da savasana, existem outras ferramentas que nos ajudam a dormir melhor. Descubra como melhorar seu sono.

Resultados comprovados pela ciência

Um estudo realizado pela Mysore’s National Journal of Basic Medical Sciences demonstrou que a prática regular dessa postura diminui a frequência cardíaca durante repousos, resultando no domínio do sistema nervoso parassimpático. Logo, as pessoas que praticam a técnica tendem a não ter picos de stress, mesmo fora das aulas de yoga.

Da mesma forma, resultados muito similares foram reportados pela Physical Education School of the University of Sao Paulo, Brazil. No estudo, a mesma postura de relaxamento causou decréscimo de frequência cardíaca dos participantes em até 35 minutos depois dos exercícios, e o mais interessante, os resultados foram os mesmos para pessoas hipertensas.

Portanto, a savasana leva os praticantes ao estado de relaxamento profundo, trazendo a homeostase corporal novamente após atividades intensas de yoga. 

Interessante, não é mesmo? Se aconchegue, tome um pouco de chá e vamos continuar aprendendo mais sobre essa prática milenar.

Savasana durante Yoga Nidra

Você sabia que as meditações mais profundas ocorrem durante a savasana?

No yoga nidra, por exemplo, a savasana é utilizada para auxiliar os praticantes a entender o verdadeiro sentido da vida, desde o momento em que acordamos pela manhã até o nosso repouso no final do dia. Esse nível de consciência deixa explícito que somos mais do que apenas corpos de carne e osso. O silêncio profundo, de corpo e alma, é necessário para alcançar o amor universal, providenciando uma sensação de leveza muito agradável.

Aprender é uma arte inspiradora, certo? Colocar em prática então, mais ainda. Pensando nisso, preparamos uma playlist especial com músicas inspiradoras para praticar savasana.

  1. Shavasana Song Sandro Shankara 9:49
  2. La llamada interior (The Inner Call) Lluis Martinez Ten 5:00
  3. Savasana Crickets Tina Lear 5:44
  4. Love Story (Piano Solo) Pablo Arellano 6:48
  5. Unwind: Soothing Sounds For Savasana, Rest And Relaxation Harriet Emily 5:02
  6. Early Christel Veraart 3:46
  7. Awakening (Part 1) Streams of Sunlight 3:35
  8. Echoes In The Mist Ann Licater 5:27
  9. Come With Me Daniel Espada 5:52

Sobre a postura do cadáver

Savasana significa postura do cadáver. Ela também é conhecida pelos praticantes de yoga através do termo pose da morte. Na cultura ocidental, os cidadãos não falam muito sobre o tema morte. Então, o seu professor de yoga provavelmente usará a versão em sânscrito. Não se deixe confundir pelas palavras. 

Embora o uso da palavra em sânscrito seja mais comum, o significado da savasana deve estar presente na meditação, pois ela está diretamente relacionada à prática de se preparar para a morte. Deixar de realizá-la resultará na perda dessa importante preparação.

Portanto, lembre-se que a nossa técnica de savasana no yoga não tem o propósito de conseguir coisas. Não é sobre ter o corpo mais forte, a mente mais desenvolvida ou levar uma vida perfeita sem problemas.

O ser humano é abençoado, qualidades estão presentes em cada um de nós e através do yoga, nós fortalecemos e abrimos o caminho para cada energia que alimenta esses dons. A mente é acalmada quando meditamos, ela reconhece a leveza proporcionada pela prática. 

Yoga é desapego.

O poder da prática junto ao propósito

Enquanto o seu corpo se beneficia dos movimentos e esforços da asana, o estado mais elevado no yoga vem apenas quando terminamos a sessão. Durante a savasana, nós temos uma tarefa importante: focar no vazio, de corpo e alma. Alcançaremos a felicidade ao cumprir essa missão.

Em suma, savasana é a prática da morte. Morte do ego, morte de todos os desejos fúteis que pensamos que trarão felicidade, e por fim, a morte de todos os fatos que achamos que são motivos da nossa infelicidade. Na savasana, reconhecemos que as coisas são perfeitas pela sua própria beleza e existência. Sem decifrar o impossível, tudo acontece porque deve acontecer.

Savasana deixa a sua marca através do fim das crenças que tínhamos momentos atrás. Então, renascemos. A oportunidade da transformação está em nossas mãos. Renascer antes de despertar depende apenas de você.

Ciclo do Yoga: O Renascimento

De fato, a pose da morte nos lembra da grandiosidade que é a vida e traz inspiração de como podemos vivê-la. É sobre não se assustar com as surpresas que a morte prega, não apenas durante a savasana, mas em diferentes momentos da nossa jornada durante o caminho espiritual.

Tudo nasce, sobrevive por um período e depois se dissipa. Esse é o ciclo do nascimento, vida e morte.

Sabemos que o conceito de vidas passadas e renascimento pode ser difícil de compreender.

Mas, qual é a chave para a compreensão?

Em primeiro lugar, precisamos olhar para a vida e saber que não somos o mesmo ser humano de ontem, somos um novo ser a cada sol que nasce, a cada capítulo da vida. Somos incomparáveis, diferentes das versões de quem éramos semana passada ou antes de algum evento muito impactante.

Em outras palavras, exercitar savasana não é apenas um lembrete automático da nossa existência. Nos tornamos cientes de que somos mais que um corpo transitável. Sem a presença de distrações em nosso consciente, ficamos abertos a novas experiências que trarão descobertas sobre o nosso real significado.

Além disso, a savasana fortalece os laços de familiaridade e controle entre você e a sua mente.

Conclusão

A postura do cadáver antecede o hatha yoga como postura padrão para praticar meditações de dissolução. De forma geral, ela leva iogues ao encontro da união com o divino ao chegar no momento da morte. 

Aqui vai um conceito respeitável. A morte não significa, de fato, o fechamento da vida para praticantes mais experientes de yoga.

A morte consciente marca a transição da vida humana para a eternidade.

Embora sessões formais de dissolução requeiram auxílio de um professor experiente, podemos efetuar uma espécie de dissolução similar através da savasana, pois ela favorece a respiração lenta e suave para cada intervalo. Certamente, a postura savasana é perfeita para sentirmos o amor universal, junto ao estado de samadhi.

Assim que vamos despertando do estado, iniciamos a retomada para o nosso corpo novo em folha. Pois é, seu corpo estará leve e constituído de energias positivas após a prática. Após a savasana, movimente-se para a posição fetal para simular o renascimento. Ao passo que vamos nos levantando gradativamente, renascemos como uma versão lúcida, pacífica e cheia de amor para compartilhar.

Então, sintam-se orgulhosos por esse sentimento único.

Praticando savasana como a pose de descanso final, surgimos como seres preparados para controlar nosso consciente, usando as energias e recebendo todos os benefícios da meditação.

Leia mais: Agora que você aprendeu o significado de savasana, está na hora de praticá-la. Veja como fazer yoga em casa e medite no conforto do seu lar.


Leia mais: Comece o dia com uma rotina matinal consciente | Lidando com o Coronavírus

Meditation. Free.
Always.