
Liberte-Se Do Vínculo E Abra-Se À Magia
Muitas vezes acreditamos que, quando algo em nós não funciona como gostaríamos, a única saída seria rejeitar ou descartar. Mas viver buscando perfeição constante não é realista — nem compassivo. A verdadeira aceitação nasce quando colocamos um pé após o outro, caminhando com calma rumo ao desconhecido. Significa oferecer perdão a nós mesmos, pelas coisas que não conseguimos controlar, e também pelos erros cometidos no percurso. Ao fazer isso, retiramos da raiva e do medo o poder que exercem sobre a mente. E, então, permitimos que a bússola interior do coração volte a guiar nossos passos — confiando que a vida sempre nos levará exatamente para onde precisamos estar. Um lindo exercício. Namaste! Música: Binaural Beats
Transcrição
Olá!
Namastê!
Este é um exercício para libertar-se do vínculo e abrir-se à magia.
Prepare-se.
Escolha um local que não seja interrompida.
Então,
Encontre uma posição confortável.
Faça uma verificação rápida do corpo.
Feche os olhos ou dirije o olhar suavemente para baixo à sua frente.
Comece por inspirar lentamente pelo nariz e expirar lentamente pela boca.
Faça isso entre cinco a seis vezes.
Não deve ser forçado.
Agora,
Reserve alguns minutos para relaxar o corpo.
Leve a atenção para os dedos dos pés e relaxe os dedos.
E assim por diante,
Dos dedos dos pés até o topo da cabeça.
Relaxe o seu corpo inteiro.
Agora que já está relaxada,
Reflita sobre atingir um objetivo.
Pense em um objetivo que quis muito alcançar.
E como o objetivo em si se tornou o seu foco e não o processo de alcançá-lo.
Perceba como é que esse objetivo o fez estar presente com seus entes queridos ou colegas de trabalho.
Como é que esse foco o separou do momento presente.
Observe como se sente.
Como se sente no seu corpo?
Como é estar ligado a um resultado?
Onde sente isso?
Um aperto na garganta,
Uma contração em volta do coração,
Apertar nos punhos.
Perceba o desconforto que este vínculo lhe causa.
Tendo alcançado este objetivo,
Pense como se sentiu maravilhosa,
Quão eufórica,
Quão feliz estava por ter feito isso.
Perceba como esses sentimentos foram transitórios,
Resultando em voltar à realidade de viver a sua vida.
Pense em quantas vezes você queria esses sentimentos de volta,
Em sentir essa euforia novamente.
Fique com a percepção de que não é possível ter esses sentimentos ou estar em fluxo em todos os momentos.
Mais importante ainda,
Perceba que está tudo bem,
Está bem independentemente disso.
Agora refleta sobre um desafio.
Por outro lado,
Pense em um momento em que perseguiu um objetivo e percebeu por qualquer motivo que não iria alcançá-lo.
Novamente,
Observe como isso se manifesta no seu corpo.
Para muitos,
O sentimento é de devastação e toda autocrítica negativa parece validada.
Leva a sentimentos de ser uma impostora,
De se sentir indigna.
Muitas vezes ficamos aí ruminando sobre todos os fracassos que ocorreram na vida.
Isso parece que vai durar para sempre,
O que só piora a sensação de inutilidade.
No entanto,
Acontecem duas coisas.
Primeiro,
Perceba que o objetivo não era tão importante como tinha imaginado e que não alcançar não resultou o fim do mundo.
De fato,
As dádivas destas situações em reflexão são muitas vezes o fato de nos terem dado uma maior resiliência e uma maior sabedoria e de nos terem tornado quem somos hoje.
O mais importante,
Porém,
É a realidade de que em quase todos os casos as experiências foram transitórias.
Mais uma vez,
Perante ao fato de não alcançar o seu objetivo,
Você não fica abalado.
Mantém-se quem é na essência e isso significa ser digno de amor e aceitação.
Este é o poder de ter equilíbrio de temperamento,
O poder da equanimidade.
Agora reflita sobre o panorama geral.
Concentre-se em respirar outra vez,
Lentamente,
Para dentro e para fora,
Entendendo que não há problema em não se prender ao objetivo.
A vida não é um destino.
A vida é viver a sua vida,
Estar presente e não estar ligado.
É o vínculo que tem causado a maior parte do seu sofrimento.
É a compreensão desta realidade que o vai libertar do sofrimento.
Não é negar a experiência,
Mas poder vê-la de longe,
Como aquilo que é.
Praticar a equanimidade é o que leva ao equilíbrio e à aceitação.
Autocompaixão.
Abra suavemente para si o seu coração.
Pode pensar em alguém na sua vida que lhe deu amor incondicional e o fez sentir-se completamente aceita.
Ou pode sintonizar-se com as sensações físicas em volta do seu coração,
De calor e cuidado.
Fique com essa sensação de cuidado e aceitação enquanto inspira e expira lentamente.
Neste momento,
Direcione suavemente esses sentimentos de amor e cuidado para a tensão que está a sentir de estar preso em um determinado resultado.
Lembre-se,
É completamente natural querer o que quer e sentir que precisa controlar as coisas ou completá-las para se sentir segura.
Ao refletir sobre os sentimentos de ser cuidada,
Protegida e amada,
Observe como esses sentimentos se aplicam e perduram,
Independentemente de os planos estarem a correr da maneira que esperavam ou não.
Estes são os sentimentos que falam ao seu ser inato,
Quem é com todas as suas imperfeições,
Complexidade e humanidade.
Fique consigo mesmo em quietude e banhe-se na sensação de que,
Com os seus sucessos e os seus fracassos,
É digna de amor e está tudo bem.
É um ser humano fraco e frágil que está a fazer o melhor que pode.
Saiba também que aqueles que estão perto de você o amam tal como você é.
Quem é não é definido por um evento.
Solte o vínculo.
A medida que se rende ao sentimento de ser cuidada,
Observe se é possível que o seu vínculo a um determinado resultado se distancie.
Solte o fardo,
Alivie.
Consegue separar as suas ideias de bem-estar,
Valor e segurança de circunstâncias externas que só vão numa direção?
Existe um sentimento de bem-estar mais profundo que pode inundar a tua vida,
Independentemente do resultado?
Reconhecer a natureza transitória do sucesso e do fracasso permite que deixe de ser prisioneira deles.
Agora respire mais devagar e sinta o incrível poder da equanimidade e de estar presente.
Por fim,
Instale sentimentos positivos.
Passe alguns minutos banhada nesses sentimentos positivos.
A sensação de vínculo e a necessidade de controlar podem voltar e estar bem.
Basta voltar a sensação de ser cuidada.
Não importa o que aconteça,
Você está protegida incondicionalmente.
Agora vamos encerrar esta prática.
Volte lentamente à sua vida.
Observe se o seu sentimento de vínculo mudou de alguma maneira.
Talvez tenha acesso agora a uma possibilidade nova e criativa em que não tenha reparado antes.
Talvez as apostas já não pareçam tão altas como antes.
Talvez se sinta um pouco mais segura para deixar os eventos seguirem no seu curso e conhecer a magia que tem para oferecer com equanimidade.
Namastê.
Conheça seu professor
