Meditar deitado funciona! Saiba como você pode começar

A postura ereta não é sempre a melhor opção para praticantes de yoga. Na meditação, conforto e alinhamento da coluna são os principais ingredientes para uma sessão relaxante. Neste artigo, vamos explorar as medidas que podem ser tomadas para manter a sua coluna em dia com as melhores práticas para meditar deitado.
O maior app gratuito de meditação do mundo contém milhares de faixas em Português!
O maior app gratuito de meditação do mundo contém milhares de faixas em Português!

A princípio, saiba que você pode meditar deitado a qualquer momento livre na sua agenda. O que realmente faz a diferença nas posturas de meditação são as posições que proporcionam conforto ao seu corpo durante períodos extensos de prática. Em alguns tipos de meditação, é até preferível que você fique deitado. Agora, vamos entender quando e como você precisa se deitar para iniciar a meditação.

Como meditar deitado: Meditação na posição supina

Buda nos mostrou uma lição importante em seu discurso chamado The Great Frames of Reference – The Maha-Satipatthana Suttaa. Acima de tudo, ele nos ensina que não precisamos ficar limitados a nenhuma postura para atingir a atenção plena, expondo que podemos consegui-la em qualquer momento. Buda também se refere a quatro tipos de posturas na meditação, são elas: Seentado, em pé, caminhando, deitado.

Buda continua a expressão:

“Ao caminhar, o monge pensa: Estou caminhando. Quando está de pé, ele pensa: Eu estou de pé. Ao sentar-se, ele percebe: Estou sentado. Ao deitar-se, ele compreende: Estou deitado. Independentemente da posição que o seu corpo esteja, é assim que ele simplesmente percebe… é assim que um monge permanece focado”.

Não existe uma posição única que vai te proporcionar toda a atenção plena do mundo. A postura ereta nem sempre é a melhor escolha para todos. O que realmente importa na meditação é o conforto e o alinhamento da coluna. Estes são os principais ingredientes para uma sessão relaxante.

O papel do conforto

Se o seu corpo estiver com dores e numa posição desconfortável, você ficará distraído facilmente. Algumas distrações são irrelevantes e podem ser facilmente vencidas com atenção plena. Entretanto, algumas distrações são bastante incômodas e podem se tornar o calcanhar de Aquiles da meditação, fazendo com que a sua sessão seja impactada ou interrompida.

Cada indivíduo precisa definir seus próprios limites a fim de saber até onde a prática pode ser estendida. Quando você muda a sua posição, você consegue mitigar dores mais agudas ou incômodos extras que possam aparecer durante a sessão.

Como resultado, não existe nenhum ponto positivo na meditação quando você sente dor para manter o seu corpo ereto numa determinada posição, seja ela qual for.

Leia mais: Yoga é uma prática milenar na qual exploramos as fronteiras entre o conforto e desconforto, despertando o nosso lado espiritual. Neste artigo, vamos aprender como fazer yoga em casa.

O papel do alinhamento (importante para meditar deitado)

Uma coluna alongada fomenta o fluxo de energia, ou prana, em cada molécula presente no corpo. Se o alinhamento for interrompido, a energia que antes tinha um fluxo ficará estagnada. Acomode-se de forma alinhada e você se sentirá melhor. Houve um estudo muito interessante sobre a recorrência do transtorno depressivo em pessoas com as costas muito arqueadas em 2017. As análises realizadas na pesquisa trouxeram como resultado que a postura está relacionada ao seu estado de espírito.

Aos preocupados com a coluna fora de forma, fiquem tranquilos. Aqui vai uma boa notícia: é possível manter um alinhamento neutro da coluna ficando sentado, em pé ou deitado.

Então, aprender como meditar deitado pode ser a melhor maneira de você encontrar o ponto perfeito de conforto que a sua coluna precisa. Você pode praticar deitado quando quiser, não temos uma lei que força praticantes a usarem a mesma pose toda vez que meditamos. Da mesma forma que buscamos atingir a consciência sem julgamentos durante nossa prática, devemos fazer o mesmo com as poses que escolhemos para cada etapa de meditação.

Quando e como meditar deitado

Existem diversas maneiras para começar a meditar deitado. Então, não procure o ambiente perfeito, apenas aplique os princípios gerais de uma postura de meditação que agregue paz ao seu corpo. Encontre uma posição confortável que permita que você se sinta à vontade com a coluna reta.

Savasana inclinada

Na posição de apoio conhecida como a pose do cadáver, savasana para os mais íntimos, você pode utilizar um suporte feito com os seus cobertores ou almofadas para posicionar o seu torso e deixá-lo inclinado. Contudo, mantenha-se concentrado com a sua cabeça um pouco elevada acima do quadril para evitar cair no soninho.

Enquanto se ajeita, preste atenção na curvatura da sua coluna. Certifique-se que o suporte abrange a parte de trás da cabeça e a largura dos ombros para evitar arquear demais a parte superior das costas. Tome cuidado, pois a inclinação exagerada pode afetar a região lombar, causando uma pressão desconfortável e um possível beliscão nessa parte do corpo. Ao sentir desconfortos similares, tente levantar os ombros ou então dobrar os joelhos e apoiar os pés no chão. Sinta-se livre para colocar algum suporte adicional nos seus joelhos para deixar as suas pernas relaxadas.

Postura semi-supina

Para meditar deitado na postura semi-supina, deite-se de costas com seus joelhos dobrados, mantendo os pés por completo sobre o chão. Busque a curvatura natural da sua espinha enquanto tenta conectar com a parte de trás da sua cabeça, ombros e costas. Deixe uma mão no peito e a outra sobre a barriga.

Para relaxar as pernas, ponha os pés um pouco à frente do seu quadril e mire os dedos dos pés para dentro. Os seus joelhos irão relaxar naturalmente. Além disso, tente aproximar ou afastar seus pés do quadril até encontrar uma postura que seja confortável para alongar a região lombar.

Savasana

Na savasana completa, o corpo fica completamente na posição supina, com os braços e as pernas esticados. Portanto, vire as palmas das mãos para cima na altura da cintura e relaxe os dedos. Respire fundo para uma sensação maior de liberdade. Coloque os pés em uma distância confortável e deixe os dedos mindinhos relaxarem. Se você estiver usando algum suporte durante a savasana, esteja ciente de como eles influenciam o alinhamento da sua coluna.

Um travesseiro grande sob a cabeça pode elevar muito o queixo em direção ao peito. Nesse sentido, o apoio sob os joelhos pode ser benéfico para proteger e alongar a região lombar.

Leia mais: A pose do cadáver proporciona muitos benefícios! Saiba mais como realizar a savasana.

Técnicas para meditar deitado

Embora meditar deitado seja bom para qualquer tipo de meditação, existem algumas práticas que se enquadram melhor a uma postura reclinada.

Yoga Nidra

Yoga Nidra, também conhecido como yoga do sono, é um tipo de meditação na qual a postura supina é a mais indicada. Nesta prática guiada, o praticante entra em um poderoso estado de consciência entre a vigília e o sono. Os sentidos param de focar no mundo exterior, conforme a consciência se volta para dentro.   

Pesquisas mostram que o Yoga Nidra é recomendado para aqueles que passaram por traumas. Portanto, praticá-lo regularmente pode ajudar o sistema nervoso parassimpático e reduzir a variabilidade da frequência cardíaca.

  1. Yoga Nidra - Relaxamento Consciente Ana Pinto 14:01
  2. Yoga Nidra - Relaxamento Profundo Letícia Montes 13:37
  3. Yoga Nidra para controle do estresse Adriana da Cunha 35:34

Explore muitas de meditações guiadas de yoga nidra na Insight Timer.

Escaneamento Corporal (Body scan)

Escaneamento corporal e outras técnicas de relaxamento requerem o corpo suave e leve. Permanecer com o corpo deitado facilita o alongamento na posição neutra. Os músculos são menos requisitados quando você está deitado. Dessa forma, a atenção plena se distribui de forma mais equilibrada entre as diferentes partes do corpo. Além disso, esses tipos de meditações reduzem o estresse, melhoram o sono e oferecem mais autocontrole sob nosso consciente. Jon Kabat-Zinn, um renomado professor e pesquisador de Mindfulness, cita o escaneamento corporal como a melhor prática para aliviar dores crônicas.

  1. Escaneamento Corporal com Música Marcos Hummel 07:56
  2. Mindfulness: Escaneamento Corporal Juliana Zellauy Feres 21:05
  3. Escaneamento Corporal para Relaxar e Dormir Marina Neumann 20:02
  4. Escaneamento Corporal e Gratidão Teresa Freire 16:10

Explore muitas de meditações guiadas de escaneamento corporal na Insight Timer.

Respiração diafragmática

A respiração diafragmática é uma técnica de pranayama normalmente praticada na savasana inclinada ou posição semi-supina. Com uma mão no peito e a outra na barriga, praticantes são orientados a respirar pelo nariz. Assim, enquanto respiramos, o movimento do peito é reduzido e as contrações do abdômen se intensificam. Respirar dessa maneira fortalece o diafragma, conhecido como o músculo respiratório mais eficiente do corpo. A respiração sairá com menos esforço ao longo da sua jornada, a troca de oxigênio se torna mais eficiente e a frequência cardíaca diminui.

Ouça a nossa playlist com meditações respiratórias:

  1. Respiração Abdominal do Yôga Fabio Rocha 5:27
  2. 10 Minutos de Foco na Respiração Luiza Hummel 11:00
  3. Relaxamento - Respiração Completa Nayane Spigoti 10:00
  4. Mindfulness: Prática da Respiração (5 min) Juliana Zellauy Feres 5:10
  5. SOS Saúde Mental com Respiração Diafragmática Marcelo Anselmo 4:01
  6. 08 Atenção Plena da Respiração | Mindfulness inspire® 15:00
  7. Ponto Âncora da Respiração (Para Crianças e Adultos) Luiza Bittencourt 3:49

Sound Healing

Sound Healing, ou Cura Sonora, é uma experiência passiva onde o ouvinte busca descansar profundamente enquanto escuta melodias relaxantes. Realizar a postura de meditação supina, como a savasana, permite que o corpo se tranquilize enquanto recebe essa energia calmante.

A terapia sonora pode reduzir inflamações e fortalecer o sistema imunológico do corpo, protegendo de doenças crônicas relacionadas ao estresse.

Meditação do sono

Assim como o estresse, o sono insuficiente leva ao enfraquecimento da imunidade, podendo desencadear uma série de doenças fisiológicas e psicológicas. Quando não dormimos o bastante, a tarefa de permanecermos atentos durante a meditação pode ser bastante árdua. O objetivo da meditação do sono, todavia, é cair no sono mesmo. Práticas guiadas ou músicas relaxantes te levarão da vigília ao estado de sonho. 

Meditar deitado é, de fato, a postura perfeita para quem procura dormir tranquilamente. Se essa não for sua intenção, procure realizar outras poses de meditação.

Experimente todas as formas até encontrar aquela que encaixa melhor no seu corpo. No Kalama Sutta, Buda também disse: “Não devemos seguir relatos, lendas ou tradições… Quando você descobre por conta própria que essas qualidades são muito saudáveis, então entre e permaneça nelas.”

Por fim, saiba que aprender como meditar deitado é a melhor opção que você pode escolher para começar a partir de hoje.

Leia mais: Comece o dia com uma rotina matinal consciente | Lidando com o Coronavírus

Meditation. Free.
Always.