O Poder da Disciplina

Disciplina é o ato de fazer o que é preciso, mas nem sempre isso corresponde àquilo que se quer fazer. Nesses casos, ter clareza das suas prioridades é fundamental.
Flavia é Health Coach, especialista em cozinha natural e atua há 8 anos com criação de conteúdo e educação.
Flavia é Health Coach, especialista em cozinha natural e atua há 8 anos com criação de conteúdo e educação.

Segundo o Dicionário, disciplina é o ato de controlar alguém ou a si mesmo. Seus semelhantes são: regra, arrumação, coordenação, ordem, calma, sossego, quietude e tranquilidade. A organização das palavras nesta sequência foi proposital – os sinônimos de disciplina explicam exatamente como ela funciona. Ela começa criando regras, precisa de arrumação, coordenação e ordem e, com o tempo, resulta em calma, sossego, quietude e tranquilidade. Fez sentido para você? Então continua comigo!

Disciplina nem sempre envolve o que queremos fazer

Eu costumo dizer que disciplina é o ato de fazer o que é preciso, mas nem sempre isso corresponde àquilo que se quer fazer. Confuso? Vou te explicar com um exemplo pessoal.

Por recomendação médica, eu passei oito anos sem consumir glúten, leite e derivados. Difícil, né? Some a isso o fato de que sou descendente de alemães e italianos, criada a base de nata, queijo, pão e doces. Dá para ter a dimensão do quanto este período foi extremamente desafiador para mim, né? Mas o meu objetivo era bem claro e era por isso que eu mantinha a minha conduta.

Foram quase 3 mil dias (!!!) com um só foco: recuperar minha saúde e bem-estar. Eu estava exausta de me sentir mal e angustiada em pensar que poderia ser algo grave caso não fosse descoberto a tempo.

Para agravar a situação, eu passei todos esses anos tendo que recusar guloseimas nos eventos sociais e pratos tradicionais nas reuniões da minha família. Eu ouvia coisas do tipo: “Coitada! Não sei como você aguenta”, “Você já está magra, só um pouquinho não vai te engordar” e “Eu fiz com tanto carinho! Você não vai mesmo comer?”. Enquanto eu escutava tudo isso, eu passava por diversos exames, tratamentos, dietas, consultas e terapias. Entretanto, tudo se mostrava inconclusivo.

Leia mais: Foco e disciplina estão intimamente ligados. Acesse aqui centenas de exercícios para manter o foco.

Tenha clareza de suas prioridades

Olhando para trás, eu sinto muito orgulho de mim por não ter desistido, por ter achado força nos piores dias e, principalmente, por não ter deixado os outros interferirem em minhas prioridades. Aqui, tem um ponto fundamental sobre disciplina: ter clareza sobre qual é a sua prioridade. Nietzsche dizia que “quem tem um ‘porquê’ para viver consegue suportar quase qualquer ‘como’.”

Ou seja: nossa indisciplina, na maior parte das vezes, não é por comodismo, preguiça ou falta de meios, mas sim pela simples falta de clareza do que queremos. Vivemos em busca do que não importa para nós, nos dedicamos a trabalhos e causas dos quais muitas vezes nem gostamos. Como é que a gente quer se dedicar mais, seguir regras rígidas, ter constância no que se faz se, no fundo, a gente nem sabe o que quer?

É justamente quando não temos clareza do que queremos que não conseguimos ter a disciplina necessária para conquistar essas coisas. Mais do que estar motivado, você deve ser disciplinado. Motivação vem com a disciplina, e não o contrário. Quem espera a motivação vir para então poder fazer algo, normalmente alcança pouquíssimas coisas. Seria ideal você passar na loja de conveniência e comprar um chá de motivação que te desse vontade de ir para a academia, ou comprar ingredientes para cozinhar comida nutritiva e desligar a TV e pegar um livro ou assistir a um curso. Mas não é bem assim… É a disciplina que vai fazer você chegar lá.

Conhecer a si mesmo é fundamental

Pessoas disciplinadas têm objetivos claros. Objetivos claros vêm de valores definidos. E valores definidos vêm com o autoconhecimento. Disciplina é controlar a si mesmo, é parar antes da ação automática e questionar se isso está de acordo com o que você quer ou com quem você quer ser. Se você não consegue controlar a si mesmo, como você espera viver com tranquilidade? Se você não consegue trazer o mínimo de ordem para si mesmo, o caos sempre estará ao seu lado e você vai viver de acordo com as regras dele.

Veja aqui alguma práticas poderosas para se conhecer melhor.

Como a disciplina pode te ajudar

Disciplina é a palavra essencial para quem busca qualquer coisa, seja saúde, um bom relacionamento, perder peso, ganhar ou guardar dinheiro, etc.

  • Para um bom relacionamento, você tem que ter a disciplina de amar todo dia quem você escolheu para estar ao seu lado, disciplina de ignorar as tentações em volta e continuar focado no que você e essa pessoa se comprometeram a construir.
  • Para ter uma situação econômica confortável, você tem que ter a disciplina de não usar o dinheiro extra que recebeu para qualquer outro fim que não seja o que você tinha se proposto.
  • Para ter uma alimentação saudável, você tem que ter a disciplina de comer o que você deve comer mesmo que a vontade seja de algo diferente naquele dia.
  • Para ter saúde, você tem que ter a disciplina de se cuidar, mesmo quando está cansado ou triste.

Em suma, você tem que ter a disciplina de se dedicar ao seu aprimoramento mesmo quando todos estão fazendo outras coisas. Normalmente, a gente foge do que nos faz bem justo quando mais precisa.

Entenda seus gatilhos e evite a autossabotagem

Por mais que eu seja adepta e defensora de momentos de pausa e descanso, esses momentos devem estar baseados no amor e carinho, e não na fuga ou compensação, como muitos de nós estamos acostumados, seja com comidas que são pouco nutritivas ou com comportamentos que no fim acabam mais gerando estresse para nosso organismo e para o nosso coração do que nos ajudando a buscar uma vida mais saudável e equilibrada.

Eu sei que o dia a dia é cansativo, que as relações humanas são demandantes e que vinho, batata frita e chocolate são deliciosos! Mas eu sei também que, quanto mais você cede, maior a chance de ficar insatisfeito e frustrado consigo e com o mundo. O que é fácil não nos dá tanta alegria e satisfação quanto o difícil. Eu adoraria que fosse apenas uma ideia do senso comum, mas é algo que a ciência já comprovou. Por isso, revise as suas prioridades.

Parta para a ação

Tenha a clareza do que você precisa fazer. A solução, normalmente, é simples. No fundo, você sabe exatamente o que você precisa mudar, parar, começar ou fazer. Portanto, menos drama, menos vitimismo, menos dúvida e projeção. Substitua tudo isso por mais simplicidade, responsabilidade, ação, confiança e carinho.

Faça o seu melhor todo dia! Não importa se todo mundo está comendo pizza e você precisa comer legumes, se todo mundo sai do trabalho para tomar cerveja e você vai para a academia, se o mundo parou e você tinha planos de continuar. Se adapte! Se aproprie dessa qualidade fantástica que possuímos enquanto seres humanos e acesse a resiliência e a determinação que são só suas!

Não perca seu tempo olhando para o lado para ver se está no caminho certo. A caminhada do outro é dele, não é sua. Como Einstein disse: “Se você julgar um peixe pela sua habilidade de subir em uma árvore, ele vai viver sua vida acreditando ser burro.” Então, se compare ao “você de ontem” para medir suas conquistas, não se compare a outras pessoas.

Leia mais: Motive-se e Realize seus Objetivos

Algumas dicas que podem ajudar

Para lembrar disso, escolha uma foto sua, aquela de que você mais gosta, e coloque já como fundo de tela do seu celular. Toda vez que você for pegar o celular para atender a demanda de uma outra pessoa, ou dar aquela espiadinha na vida de rede social dos amigos, vai ter um lembrete sutil de quem realmente importa.

Faça o seu melhor todo dia. Busque aperfeiçoamento constante: cada dia, faça um pouquinho mais do que no dia anterior. E lembre: o melhor de cada dia é diferente. Em um dia que você acorda super disposto, claro que você vai vender mais, entregar mais, fazer mais. Num dia em que você está triste, com dores ou cansado, o seu melhor talvez seja simplesmente se dar um dia inteiro a si mesmo e não responder ninguém no WhatsApp!

Estude, tente, erre, conserte, erre de novo, levante e continue. Guarde esta fórmula: ordem, regra e arrumação para ter calma, tranquilidade e sossego – isso é disciplina, e ela pode transformar você.

Meditation. Free.
Always.