Motive-se e Realize seus Objetivos

Como vencer a falta de motivação? Para responder esta pergunta, é importante identificar as interferências que nos distanciam de nossos objetivos e, muitas vezes, ganham mais a nossa atenção do que o próprio objetivo em si. 
Eduardo é neuropsicólogo, neurocientista e palestrante.
Eduardo é neuropsicólogo, neurocientista e palestrante.

Muita gente me faz as seguintes indagações: “Como vencer a falta de motivação? Como continuar focando no meu objetivo?”. Para responder esta pergunta, é importante compreender que existem uma série de interferências que nos distanciam de nossos objetivos. À medida que se tornam mais intensas, estas interferências ganham mais a nossa atenção do que o próprio objetivo em si. 

Compreendendo as interferências

Vou explicar usando uma metáfora sobre caminhar sobre brasas. Imagine por um momento que você acabou de definir um objetivo para si. De repente, aparece um caminho de brasas diante de você. Estas brasas representam as interferências que são colocadas por nós ao longo do nosso caminho. Algumas delas são os nossos diálogos internos, vozes do passado, tudo aquilo que fomos alimentando ao longo da vida. Por exemplo: se em algum momento alguém não soube te valorizar, você incorpora esta voz e, hoje, ela se manifesta em seu próprio tom de voz, em todas as vezes em que não se valoriza ou não é amoroso consigo.

Veja mais: Ser gentil consigo mesmo é fundamental para vencer as interferências à motivação. Comece a praticar com esses exercícios de autocompaixão!

Quando as interferências tomam o controle

Com o passar do tempo, nos damos conta de que colocamos mais atenção naquilo que não queremos do que naquilo que desejamos. Dessa forma, a vida passa a girar em torno das tais interferências, e já não vemos nem sinal de nossos objetivos. É comum termos a sensação de que perdemos a referência daquilo que importa, daquilo que é a nossa essência. Isso acontece porque alimentamos tanto as interferências, que elas assumem status de objetivo, de propósito ou sentido.

Neste contexto, é fácil nos sabotarmos, dando ouvidos a vozes internas que nos desviam dos nossos objetivos. Quem nunca acordou se sentindo confiante em seu próprio potencial e, do nada, foi acometido por vozes internas que duvidavam de si mesmo? “Será que você é mesmo digno de confiança? Você sempre fura com seus compromissos…”. Isto é nada mais do que uma interferência. O problema é que, muitas vezes, nos deixamos levar por pensamentos deste tipo, permitindo que nosso propósito seja ofuscado pela falta de sentido, de clareza, de confiança em nossos sonhos. Tudo parece invertido: tudo aquilo que eu não quero vai justamente se tornando a razão do meu viver.

Vencendo as brasas e encontrando a motivação

Nessas horas, te convido a fazer a seguinte pergunta: o que permite você caminhar sobre brasas? É justamente algo que faça muito sentido para além dessas brasas. Quando enxergamos isso, mudamos a forma de olhar e viver a vida, nos voltando cada vez mais para nosso real sentido de existir. Mas como fazer esta “virada de chave”?

Dica: acesse aqui centenas de práticas para Motivação.

Torne-se confiável para si

A primeira coisa a se fazer é tornar-se confiável para si mesmo. Comece estabelecendo pequenos objetivos cotidianos – e cumpra-os! Podem ser corriqueiros como: preparar uma sopa, dormir mais cedo, ligar para alguém querido… O importante é que, todos os dias, você tenha uma pequena coisa a realizar e que você não fure com este compromisso. O que acontece a partir daí é que, pouco a pouco, você vai alimentando uma sensação de dever cumprido, de sentido. Você vai construindo a ideia de que é confiável, eficiente e de que cumpre aquilo que estabelece para si. Isso se chama coerência, e ela é essencial para conter aquela vozinha impostora que tenta constantemente ganhar ressonância dentro de nós.

Um exercício simples e poderoso

Outra ferramenta que pode te ajudar a trazer mais consciência para a realização de objetivos e a alimentar esta espiral positiva é uma simples repetição a cada passo do cumprimento de tarefas. Comece com “Vou fazer (algo)”. Durante a atividade, reconheça aquilo usando “Estou fazendo (algo)”. Ao completá-la, finalize com “Eu fiz (algo).” Por exemplo: Vou fazer uma live! Estou fazendo uma live. Eu fiz uma live! Isto estimula a autoconfiança, além de alimentar seu cérebro com uma sensação de eficácia.

Esta é uma técnica poderosa de fortalecimento de sua mente, tornando consciente o quanto você define, executa e concretiza. Consequentemente, sua autoestima aumenta, e é daí que surge a motivação.

A motivação está dentro de você

O sentimento de realização nos deixa motivados e movidos a realizar ainda mais. Desta forma, quebramos os padrões das interferências e reprogramamos nosso cérebro e nossa vida.

Ao contrário do que muitos pensam, a motivação não é externa. Ela vem de dentro de nós. Para trazê-la definitivamente para nossa vida, é preciso trazer consciência para o resultado que queremos alcançar, bem como para cada uma das etapas que percorremos. Vou fazer – estou fazendo – eu fiz. É assim que você se apropria de seu poder de realização, é assim que você se mantém focado em seus objetivos, para viver tudo aquilo que merece viver!

Leia mais: O Poder da Disciplina

Meditation. Free.
Always.