Os efeitos que a privação do sono causa no corpo, na mente e no espírito

Uma boa noite de sono é essencial para proteger nossa saúde mental. Infelizmente, muitos de nós não conseguimos dormir o suficiente. Cerca de 60% a 70% dos adultos no mundo reclamam todo mês que dormem mal.
O maior app gratuito de meditação do mundo contém milhares de faixas em Português!
schlafmangel folgen
O maior app gratuito de meditação do mundo contém milhares de faixas em Português!

Dormir 6 horas ou menos por noite pode afetar negativamente sua saúde mental, física e cognitiva. Pode até mesmo diminuir sua expectativa de vida. Veja como a privação do sono pode afetar nossa saúde.

Sinais físicos de privação do sono

Nosso sistema nervoso central (SNC) controla praticamente todas as funções do nosso corpo e da nossa mente, e dormir é um ato essencial para que ele funcione corretamente. Quando não dormimos o suficiente, tendemos a desenvolver alguns sintomas físicos.

Os sinais físicos de privação do sono podem incluir:

  • excesso de fadiga durante o dia
  • tontura
  • bocejos frequentes

Os sinais entre nosso cérebro e nossos músculos podem diminuir ou ficarem bloqueados ao se dormir mal. Isso pode levar a dificuldades de coordenação e equilíbrio, aumentando o risco da pessoa sofrer acidentes ou ferimentos.

Os distúrbios químicos causados pela privação do sono também podem aumentar nosso apetite. Dormir aumenta os níveis de dois hormônios essenciais no nosso corpo: leptina e grelina. A leptina diz ao nosso cérebro quando estamos satisfeitos e a grelina diz quando estamos com fome. Quando não dormimos o suficiente, nossos níveis de grelina aumentam, aumentando nossa sensação de fome. Apenas uma noite de privação de sono já é suficiente para aumentar significativamente nosso apetite.

Outro efeito colateral físico de se dormir pouco é um desequilíbrio nos níveis de insulina. A insulina é um hormônio vital dentro do nosso corpo que converte comida em energia. Quando não dormimos o suficiente, nosso corpo libera menos insulina, diminuindo nossa tolerância à glicose. Ao longo do tempo, estes distúrbios podem levar a casos de resistência à insulina, obesidade e até mesmo à diabetes.

A importância do sono para o bem-estar físico

A natureza restauradora do sono o torna imperativo para o bem-estar físico geral. Uma boa quantidade de sono melhora as funções imunes, ajuda no reparo muscular e reduz a inflamação. Isso é mais do que suficiente para fazer qualquer um se tornar uma pessoa matinal. Bom, talvez nem todo mundo.

Quando dormimos, também estamos dando sossego para nosso coração. Como resultado, dormir de maneira regular pode tornar nossos corações mais saudáveis e diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas e sofrer um infarto.

Pessoas que dormem pelo tempo adequado apresentam uma menor flutuação dos hormônios da fome. Isso pode evitar que comam demais e ajudar a manter o peso. Uma vez que dormir ajuda a regular a insulina, os riscos de desenvolver uma doença metabólica, como a diabetes, também diminui. Ou seja, dormir é essencial para qualquer pessoa que esteja tentando melhorar a composição do seu corpo.

Leia mais: Se você tem dificuldades para dormir, entenda como cair no sono mais rápido.

Sintomas cognitivos da privação do sono

O cérebro é o centro de controle do corpo. Então, quando seu equilíbrio é quebrado pela privação do sono, podemos apresentar diversos sintomas cognitivos.

Dormir mal faz com que seja muito difícil pensarmos claramente. As consequências a curto prazo da privação do sono podem se manifestar na forma de julgamento prejudicado, tomada de decisões ruins e aumento no comportamento arriscado. Também pode levar a habilidades motoras mais lentas e menos precisas.

Durante as horas que gastamos dormindo, nosso cérebro se mantém ocupado processando a informação do dia e formando memórias. Passar a noite em claro pode prejudicar nossa capacidade de aprender e de consolidar memórias. Isso pode tornar mais difícil aprender novas habilidades e se lembrar de informações.

Quando não dormimos o suficiente, é difícil também manter o foco. Isso porque a privação do sono atrapalha nossa habilidade de prestar atenção e utilizar nossa memória de trabalho. A memória de trabalho nos permite guardar brevemente novas informações e é essencial para nossas tarefas diárias. 

As consequências a longo prazo da privação do sono incluem um aumento nos riscos de sofrer declínio cognitivo, demência e mal de Alzheimer.

Benefícios do sono para a saúde cognitiva

Os mistérios do sono ainda não foram todos revelados. O que nós sabemos de concreto é que nosso cérebro se mantém bastante ocupado processando informações enquanto nós tiramos uma soneca. Dormir alimenta nossa criatividade, melhora nossa capacidade de resolver problemas e nos ajuda a manter o foco nas atividades diárias.

Dormir também é muito importante para nosso cérebro fazer uma limpeza noturna. Quando estamos dormindo, o cérebro libera produtos químicos que limpam os resíduos celulares e reparam as conexões. Isso nos permite absorver melhor as informações, formar memórias e até mesmo proteger nosso cérebro contra o declínio cognitivo que acontece ao envelhecermos.

Um cérebro descansado tem um desempenho melhor em praticamente qualquer atividade cognitiva. Dormir é um elemento essencial para um desempenho cognitivo efetivo e para nossa vida diária.

Meditar regularmente pode melhorar a qualidade e a capacidade restauradora de seu sono diário, melhorando a função cognitiva até mesmo em pessoas com declínio cognitivo.

Sinais emocionais da privação do sono

A falta de sono pode afetar nosso humor de várias maneiras. O aumento na resposta ao estresse e as mudanças fisiológicas oriundas da privação do sono podem levar a dificuldades de controlar os sentimentos e uma alta reatividade emocional. Isso pode nos deixar mal-humorados, tristes, irritados e até com raiva ao decorrer do dia.

Dormir mal também pode piorar doenças como depressão e ansiedade. Pode até mesmo aumentar o risco de se desenvolver distúrbios emocionais. Um estudo feito com mais de 10.000 adultos descobriu que pessoas com insônia tinham uma chance cinco vezes maior de desenvolver depressão.

Benefícios emocionais de uma boa noite de sono

A relação entre dormir e as emoções é bidirecional. Não apenas as emoções têm a capacidade de atrapalhar o sono, mas uma noite bem dormida pode nos ajudar a equilibrar nossas emoções e aliviar o estresse no nosso dia a dia.

Uma boa noite de sono pode ajudar a reduzir os casos de depressão e suicídio. Dormir regula nossa resposta ao estresse e previne o aparecimento de ansiedade. Dormir também melhora nossa inteligência emocional, uma vez que quem dorme bem identifica melhor as emoções nas outras pessoas.

Leia mais: Como melhorar a qualidade do seu sono

Meditation. Free.
Always.