O que é Amadurecimento?

Embora a maturidade seja frequentemente ligada à experiência que se adquire com o passar dos anos, ela está longe de ser apenas um fator da idade. Descubra como o amadurecimento vai se construindo através das coisas mais simples da vida.
Pamela Magalhães é psicóloga e especialista clínica.
Pamela Magalhães é psicóloga e especialista clínica.

O que define “Amadurecimento”? Penso que alguém amadurece através da possibilidade de absorver as experiências que tem e de exercitar a tolerância, resiliência, a empatia e a capacidade de enxergar o outro além de si. Para tanto, é preciso se enxergar primeiro.

Algumas pessoas passam a vida inteira tentando se perceber, se enxergar. E parecem até presunçosas, prepotentes… Mas, na verdade, elas estão numa busca infindável de si mesmas. Assim poderiam ser lidos os narcisistas: quem busca incessantemente a si, numa tentativa compulsiva de se sentir, de se pegar, de se tocar, de se perceber, de se apropriar… e nunca consegue. Então, muito embora estejam rodeadas de tantas pessoas, ou com tantas possibilidades de interação, nunca conseguem efetivá-las, porque enxergam a si mesmas em tudo. E, ao mesmo tempo, nada conseguem sentir de fato.

Alguns sinais de que você está amadurecendo

Talvez, a maturidade seja a percepção da beleza nas coisas mais simples. Talvez seja a delícia de sentir o calor do afeto, o nutrir do amor. O maduro é aquele que consegue ver beleza nas minúcias da natureza, no pôr-do-sol, na beleza de uma Lua, no canto dos pássaros, na frutinha que está surgindo naquela árvore que você plantou com tanto carinho ou naquela outra que você conseguiu avistar, do nada, na hora em que estava caminhando.

Ser maduro é se encantar com o sorriso de uma criança e se emocionar com a gargalhada dela. É aquele que gosta de cumprimentar as pessoas só para roubar um sorriso que, talvez, seja o que elas mais precisam naquele momento.

Maturidade talvez seja a capacidade de se desculpar no momento em que se reconhece uma falha, uma falta. Aquele que cai em si após o maior tombo da vida, e ainda se permite buscar antes que algo se perca de vez.

Maturidade é sobre ciclos

A maturidade deve ser suportar, se encorajar. Fazer de novo algo de que você já se cansou depois de tanto ter tentado, mas ainda não obteve sucesso – e isso te impulsiona a recomeçar. Aliás, maturidade pode ser isto: recomeçar, recomeçar, recomeçar  – tantas vezes forem necessárias – quando a vida te mostrar que alguns ciclos se fecham. Ah! Maturidade talvez seja, também, fechar ciclos: perceber que alguns ciclos terminam mesmo que a gente não queira. Aceitar, mesmo sem gostar muito, mas entender que esse foi o tamanho desse ciclo. Reconheça, agradeça. 

Maturidade pode ser algo como ser grato por aquilo que se viveu, que se teve. Sentir profundo no coração aquele “Obrigado”, aquele agradecimento íntimo por tudo aquilo que foi vivenciado. Maturidade é enxergar, através das adversidades da vida, oportunidades de crescimento e de releituras sobre si mesmo.

Amadurecer é perceber-se Humano

Maturidade deve ser algo que a gente nota no nosso próprio arsenal, que melhorou, aprimorou, cresceu e se modificou. Deve ser aceitar as nossas mudanças, aceitar que a gente envelhece, que às vezes a gente esquece, que às vezes a gente escolhe errado. Que, por vezes, não seremos perfeitos. E, diante da capacidade de suportar nossas imperfeições, nós nos abraçamos com carinho, nas nossas limitações, no nosso ser…Humano.

Maturidade, enfim, pode ser a percepção absoluta de que ser Humano é ser um monte de coisas em uma só. A busca de uma felicidade que não se sabe bem de que cor nem de que tamanho que é, mas que nos torna eternos indivíduos sagazes, num propósito de nos sentirmos bem, de sentirmos prazer, carinho, acolhimento, aconchego, aceitação e pertencimento num mundo eternamente misterioso e cheio de descobertas, alternativas, possibilidades, refúgios e labirintos… E que se torna uma profundidade sem fim de experiências e delícias.

Leia mais: Você Não Manifesta Aquilo que Pensa

Meditation. Free.
Always.