Mindfulness também é coisa de criança!

Para muitas pessoas, a ideia de ensinar meditação para crianças pode parecer desafiadora e até mesmo surreal. Entretanto, com a abordagem e as práticas certas, este processo pode ser mais fácil do que se imagina. Chame as crianças para a sala: é hora do Mindfulness!
Hélade e Andréa são especialistas em Mindfulness para crianças e adolescentes, com vasta experiência no ambiente escolar.
Hélade e Andréa são especialistas em Mindfulness para crianças e adolescentes, com vasta experiência no ambiente escolar.

Mindfulness é a capacidade humana básica de estar totalmente presente, ciente de onde estamos e do que estamos fazendo, sem julgamentos aos desdobramentos da experiência, momento a momento. Então, podemos dizer que mindfulness é estarmos presentes no que estamos fazendo, pois nossas mentes geralmente se encontram no passado ou no futuro e raramente no presente.

Mindfulness para crianças

Quando ensinamos meditação para crianças, explicamos que mindfulness é como se um macaquinho vivesse dentro da mente dela. Esse macaco está sempre pulando para o passado ou para o futuro e raramente pula no presente. Ele é geralmente agitado e selvagem. Quando começamos a praticar mindfulness, nos tornamos amigos do macaco. A gente não deve se livrar nem do macaco e nem dos pensamentos, mas sim cuidar deles. Como? Praticando mindfulness.

Já com as crianças menores, introduzimos pequenas práticas que podem ser feitas copiando os adultos ou irmãos mais velhos. 

Saiba mais: Pode ser que você ache mais efetivo ganhar um pouco de prática de Mindfulness antes de envolver as crianças. Veja aqui centenas de meditações e cursos de Mindfulness.

Quais são os benefícios do mindfulness para as crianças?

Aqui estão apenas algumas maneiras incríveis de como mindfulness melhora o comportamento e o bem-estar emocional de uma criança.

  1. Fortalece o autocontrole
  2. Diminui a ansiedade e o estresse
  3. Aumenta os sentimentos positivos
  4. Ajuda a tomar boas decisões
  5. Melhora as habilidades de regulação emocional
  6. Melhora a saúde e a imagem corporal
  7. Melhora as habilidades sociais e a comunicação

Por isso, é fundamental ensinar a prática mindfulness para as crianças. Dessa forma, elas têm nas mãos uma ferramenta para poderem lidar com as adversidades da vida. 

Como construir uma rotina

Para construir uma rotina com crianças, primeiramente é importante que você esteja presente na prática com elas e, em segundo lugar, que se estabeleça um horário para meditar. Convide a criança para praticar com você. Caso a ela diga “não” ao seu convite, apenas aceite e faça a prática sozinho. Não adianta brigar e nem obrigar a criança a fazer a prática, apenas aceite que ela não quer fazer naquele momento. Crianças aprendem através do exemplo, por isso o pai, a mãe ou ambos devem manter sua prática diária. É raro uma criança meditar sem a mãe ou o pai ou um adulto, por isso é de extrema importância que a prática da criança seja uma prática em família. 

Dica: A meditação também é uma importante ferramenta na hora de colocar as crianças para dormir. Acesse centenas de meditações e músicas para auxiliar o sono das crianças.

Comece com pequenas práticas 

Para te ajudar a dar o pontapé inicial numa rotina meditativa com a criança, listamos três práticas curtas. Pode escolher qualquer uma delas para começar, mas procure experimentar todas. Assim, você pode repetir aquela que despertar mais interesse e engajamento.

Prática #1: Ninando o bichinho ou seu brinquedo favorito

Peça à criança para se deitar na cama e colocar em cima de sua barriga um bichinho de pelúcia ou seu brinquedo favorito. Diga a ela para observar o brinquedo sendo ninado enquanto a barriga dela sobe e desce durante a respiração. Faça isso até que a criança se sinta bem. Esta prática é excelente para a hora de dormir.

Prática #2: Contando a respiração

Convide a criança para se sentar e fechar os olhos, se for confortável para ela. Peça a ela que preste atenção à respiração. Depois de umas 5 respirações completas, solicite que conte suas respirações. Guie a prática dizendo: “inspire e expire, conte 1 na sua cabecinha, inspire e expire, conte 2 na sua cabecinha, inspire e expire, conte 3 na sua cabecinha”.

Quando chegar no 3, volte a contar a partir do 1. Guie a prática até o momento em que você perceber que a criança consegue fazê-la sozinha. Faça isso pelo tempo que o seu coração pedir.

Prática #3: Ouvindo os barulhinhos 

Convide a criança para se sentar e fechar os olhos, se for confortável para ela. Peça a ela que preste atenção aos sons à sua volta. Faça isso por aproximadamente 1 minuto e peça à criança para compartilhar o que ouviu.

 Persista no exemplo

Assim como para adultos, criar uma rotina de meditação para as crianças é algo que demanda prática e recorrência. Tenha em mente que sua disciplina e exemplo são determinantes para despertar a curiosidade e o interesse dos pequenos.

Ninguém cria um novo hábito da noite para o dia, não é mesmo? Portanto, tenha paciência e dê à criança o tempo e o espaço dela. Nem sempre ela estará afim de meditar, e isso deve ser respeitado.

Com o tempo de prática, vocês conseguirão transformar a meditação em um delicioso momento em família!

Leia mais: 5 dicas de postura para meditar sentado

Meditation. Free.
Always.