14:12
14:12

Como Lidar com o Perfeccionismo?

by Carolina Landgraf

rating.1a6a70b7
Avaliação
4.8
Group
Atividade
Meditação
Indicado para
Todos
Plays
188

A perfeição está em tudo. É importante ressignificar os processos, liberar a rigidez e o perfeccionismo, compreender que não dá tempo para o apego ao Ego e detalhes supérfluos. Transmita sua experiência com verdade e profundidade. Se permita ser vulnerável. Lembre-se de se acolher e se abraçar, fazer o que pode no agora. Unir a sabedoria da anciã que vive em nós com a leveza da criança interior , para que elas nos ajudem nas distorções que atrasam o processo de realização do nosso propósito.

Transcrição

Independente de qual seja o seu maior desafio no agora,

Porque eu acredito muito que não existe desafio maior ou menor.

Se uma pessoa tá com muita dor porque ela tá com o dedão encravado,

Vai tá doendo muito pra ela,

Né?

Vai tá muito difícil.

Eu vejo pelo meu pai que tem,

Assim,

As lesões encravadas,

Né?

A pessoa não consegue nem dormir de tanta dor.

Então,

Como a gente pode falar que aquilo é menos dor do que uma dor emocional?

Cada um no seu processo e só a gente sabe o que a gente tá sentindo,

O que a gente tá enfrentando.

Então,

Nesse momento,

Antes da gente continuar,

Eu quero te convidar a,

Nesse momento,

Fechar os olhos,

Mesmo que por um instante,

Fazer uma respiração profunda.

Traz o ar desde o seu chácara base,

Permita que o seu ar passe por todos os seus chácaras e solta,

Respira.

Se conecta agora a energia do seu coração,

O seu espaço sagrado e vai se agradecendo por esse processo.

Vai liberando qualquer rigidez,

Qualquer julgamento,

Qualquer momento que você julgou que você não era capaz,

Qualquer momento que você julgou que você não tava sendo bom o suficiente ou que você não tava conseguindo,

Porque de alguma forma você tá chegando a esse áudio.

Então,

Hoje eu até conversei com uma amiga minha e falei pra ela,

Compartilhei com ela também,

Justamente sobre essa importância da gente se manter no processo da forma que a gente conseguir agora,

Sabe?

A perfeição,

Ela tá em tudo,

Ela tá justamente naquilo que você pode fazer.

Gente,

Esse é um momento planetário muito atípico,

A gente não experienciou isso,

Não nessa realidade ainda.

Então,

Independente do que você esteja sentindo,

Tá tudo bem.

Então,

Traz essa energia pro seu coração,

Se acolhe,

Se dá um abraço bem forte agora,

Porque você merece,

Você merece todo esse amor.

Então,

Vamos nesse momento olhar pro que a gente fez,

Não porque a gente não fez.

Nesse momento,

Vamos escolher olhar o copo meio cheio,

Porque ele tá meio cheio,

Mais do que isso,

Ele tá transbordando,

Transbordando de amor.

Então,

Independente de qual momento você chegue nesse áudio,

Se abraça,

Se respeite,

Honre o seu processo.

Só você sabe se em algum momento tava muito difícil,

Né?

Você levantar da cama ou você colocar uma meditação pra fazer e mesmo assim você fez.

E a diferença,

Gente,

Ela tá nos menores detalhes.

O que a gente toma,

Né?

O que a água morna tem tanto a ver com o nosso campo vibracional?

Quando a gente toma essa água morna de manhã e é importante você pensar que não precisa ser perfeito.

Ai,

A água morna é com limão.

Ai,

Hoje não tem limão,

Então tem água morna.

Esse exemplo serve pra tudo.

Sabia que se você fizer 5 minutinhos de ioga todos os dias,

Em um ano você vai ter feito quase 1.

900 minutos,

O que dá 30 horas de ioga.

É muita coisa.

Viu como faz muita diferença a gente fazer um pouquinho?

Porque se a gente tem uma mentalidade de que,

Ah,

Já que eu não vou conseguir fazer perfeito,

Eu nem faço.

Assim a gente não conquista a gente.

O importante é a gente se movimentar,

O importante é a gente dar o primeiro passo e a gente se manter no processo,

Porque sim,

Faz muita diferença.

Tem uma teoria que fala,

E é super verdade,

Isso é física quântica,

É ioga,

É tudo.

O nosso corpo,

Ele nem entende o tempo.

Se você fizer ioga por 5 minutos e trazer com presença,

Visualizar o alongamento que você tá fazendo,

Que seja,

O seu corpo nem entende o tempo,

Ele nem entende que foi 5 minutos,

Ou se foi 1 hora,

Ou se foi 2 horas.

Se você fizer em presença e no final da prática você visualizar cada movimento que você fez,

Inclusive você pode até trazer movimentos que você não fez,

Porque a sua mente acredita e você recebe os benefícios.

Isso até um guru lá do Ashram,

Da Índia,

Que eu fiz a minha formação de ioga,

Ensinou.

E é muito maravilhoso,

Porque a gente tá sendo gentil com o nosso corpo.

E o que que acontece?

Quando a gente ajuda o nosso corpo,

Ele não precisa se esforçar tanto,

Dedicar tanta energia para os processos de digestão,

De recomposição,

E por isso sobra mais energia para a gente.

Por isso que às vezes a gente fala,

Ai,

Tá muito difícil manter a energia alta,

Ai,

Eu me sinto cansado o dia inteiro.

Ajuda o seu corpo,

Ajuda através dos alimentos que você escolhe.

Durante a noite você fica deitado,

Na mesma posição,

Por seis horas,

Oito horas.

Seu corpo precisa dessa ajuda quando você acorda,

Para você começar o dia bem,

Para você se reenergizar.

É como se você acordasse e colocasse o seu celular na tomada.

Você acorda e coloca o seu corpo na tomada.

Por isso que faz toda a diferença,

Gente.

Entendeu?

Só de visualizar o ioga já veio os benefícios do ioga para mim.

Essa paz,

Essa tranquilidade,

Alegria.

E é sempre assim,

Gente.

Se você pensar,

Ai,

Hoje tá muito difícil,

Eu não tô com vontade mesmo.

Tá,

Será que eu aguento fazer cinco minutinhos?

É só cinco minutinhos.

Escolhe um mantra,

Que você vai ver no Spotify,

Que tem mais ou menos cinco minutos.

Às vezes você pode até roubar um pouquinho,

Tem quatro e pouquinho.

Senta num lugar tranquilo,

Acende um incenso e começa.

Porque às vezes quando você começa,

Dá até vontade de fazer mais,

Porque o difícil é sentar e não precisa ser perfeito,

Não precisa pensar,

Ai,

Eu preciso pôr a roupa do ioga agora.

Vai com a roupa que você tá,

Não tem problema.

O importante,

Gente,

É a gente fazer,

Porque isso sim,

Faz muita diferença.

E quando o seu corpo,

A sua mente,

Entende que aquilo faz parte da sua vida,

Vai ficando cada vez mais fácil.

Da mesma forma que a gente,

Sei lá,

Sabe,

Vai no banheiro,

Não é um esforço,

Né?

É o pau já.

O truque,

A mágica,

Tá nesses simples detalhes.

Não tem como passar uma fórmula difícil,

É isso.

É justamente acreditar que essas pequenas coisinhas fazem muita diferença,

Porque fazem.

Quando a gente acorda,

Coloca um copo de água morna no nosso corpo,

A gente tá sendo muito gentil com os nossos órgãos,

A gente tá avisando os órgãos que a gente acordou e de uma forma gentil,

Pra eles começarem a se hidratar,

Pra trabalhar e aí vai sobrar muito mais energia,

Como se fosse um carro que você colocasse pra funcionar.

Com combustível ruim,

Com pouca gasolina,

Sem água no motor,

Né?

Às vezes ele até vai,

Mas vai pifando e uma hora esse motor,

Ele começa a ficar desgastado e você estraga esse carro.

Então,

Esse corpo físico é o nosso veículo,

É muito precioso,

Ele tá carregando a nossa vida,

A nossa energia,

A nossa oportunidade de estar aqui.

Então,

Eu senti muito forte um chamado de trazer mais forte essa conscientização pra vocês,

Tá bom?

Então,

Independente do momento do processo que você esteja,

Passo um,

Vamos se acolher,

Se agradecer,

Se abraçar,

Honrar o nosso processo,

A nossa história,

Nossa escolha pelo nosso autoconhecimento,

Pela elevação da nossa energia,

Pela expansão da nossa consciência,

Independente de como ou quanto a gente tenha feito.

A gente escolheu e a gente fez o nosso melhor e o nosso melhor já é muito bom.

E dentro de nós realmente vive uma criança que tem a sabedoria da criança e a gente pode fazer o melhor proveito dessa energia,

Que é justamente tá com o coração aberto,

Conseguir olhar através dos contextos e não ver o amor,

Não ver a maldade nas pessoas,

Não julgar,

Tá aberto para aprender.

Quanto mais aberto a gente tá para aprender,

Mais a gente aprende e evolui com muito mais facilidade e muito mais rápido.

Por que que as crianças aprendem de forma muito mais rápida qualquer coisa que você se propõe a ensinar pra elas?

Um instrumento musical,

Uma língua nova,

Qualquer coisa?

Porque ela é livre de julgamentos,

Ela simplesmente recebe com o coração aberto,

Sem resistência.

Então a gente pode usar essa sabedoria da criança a nosso favor.

E da mesma forma,

Dentro de nós também existe uma velha ou um velho que traz uma sabedoria de tudo aquilo que você já experienciou nessa,

Em todas as outras realidades,

Nessas outras vidas,

Realidades paralelas,

Como você preferir chamar.

E você também pode fazer o melhor uso dessa velha,

Desse velho que existe que justamente sabe qual que é a melhor forma de fazer as coisas,

Que reconhece a importância da disciplina,

Da prudência.

Mas a gente pode ressignificar,

Né,

Como que você vê essa velha hoje,

Né,

Ou esse velho.

E se hoje você perceber que você tem uma imagem do comprometimento,

Da disciplina,

Da rotina de uma forma negativa,

Né,

Se hoje você vê essa velha que existe em você como uma velha rígida,

Uma velha que não deixa que você brinque,

Uma velha que censura,

Que julga,

Que critica.

Na verdade,

A forma de você enxergar essa velha distorcida faz com que você acredite que só dessa forma você pode atingir os seus objetivos.

Você tem a oportunidade de ressignificar e quem sabe trazer a imagem de uma velha doce,

Sábia,

Né,

Uma anciã realmente,

Trazer a sabedoria da sua ancestralidade,

De todas as experiências que você já viveu,

Da sabedoria inata da natureza que existe dentro de todos nós.

Permitir,

Então,

Que essa velha te ajude no seu processo de uma forma doce,

De uma forma gentil,

Colocando para você a organização e a rotina de uma forma muito mais tranquila,

Leve,

Que pode ser divertida.

Então,

Se eu vou arrumar o meu quarto,

Como que eu arrumo isso?

Eu arrumo com uma rãzinza,

Né,

Reclamando que foi um sacrifício,

Meu Deus,

Hoje eu preciso arrumar o meu quarto.

Ou eu posso também permitir que a minha criança faça parte,

Posso colocar uma música,

Posso me divertir,

Eu posso dançar enquanto eu arrumo o meu quarto e pensar que tudo a gente pode fazer com prazer e tudo traz benefícios também,

Né,

Depois que a gente tem um quarto limpinho,

Cheiroso,

Arrumado,

Quem é que não gosta,

Né?

Muitas pessoas não gostam de arrumar o quarto,

Mas de ter um ambiente bonito,

Cheiroso,

Tranquilo,

Né,

Onde a energia flui muito melhor,

Isso todo mundo gosta.

Então,

Por que não ressignificar o processo também?

E o mesmo serve para os nossos objetivos,

Quando a gente atinge as nossas metas,

A gente se sente realizado,

A gente se sente orgulhoso da gente mesmo.

Então,

Por que não ressignificar também o processo pelo qual a gente passa até atingir as nossas metas e objetivos,

Fazendo com que ele seja muito mais prazeroso e permitindo que essa nossa sabedoria interior,

Essa nossa velha também faça parte do processo,

Ajude a gente a estabelecer pequenas metas,

Ajude a gente a ter disciplina,

A se organizar e com certeza,

Sim,

A gente vai conseguir atingir os nossos objetivos e se sentir muito mais também realizado,

Pleno,

Sem que isso precise ser uma tortura.

Então,

Essa vai ser a oportunidade hoje da gente ressignificar essa sabedoria inata que existe dentro de nós,

Que representa a nossa fase adulta e representa também essa velha,

Esse velho que existe em todos nós.

E justamente porque a gente vai entendendo que se a gente tem uma distorção nesse sentido,

Isso nada colabora com a gente.

Se você for muito rígido com você mesmo,

No meio do seu processo,

A tendência é que você desista.

Então existem vários estudos em relação a isso.

Agora,

Se você for gentil,

Se você se acolher,

Olha,

Hoje eu não consegui produzir tanto,

Tudo bem,

Amanhã é um novo dia.

Se todos os dias do ano a gente desistir um dia,

Mas a gente retomar no dia seguinte,

Metade do ano a gente vai estar cumprindo o nosso processo.

Se a gente é muito severo e aí um dia que você desiste,

Você acaba parando por uma semana,

Vê o saldo disso.

Não compensa,

O bom mesmo é a gente dar baby steps,

Passinhos pequenos,

Mas a gente tem uma constância.

A energia de Capricórnio,

A energia de Saturno também ensinam isso pra gente.

Então vamos integrar essa energia e permite que ela faça parte de todo o processo,

Entendendo que isso nada tem a ver com rigidez.

As energias,

Na realidade,

Todas elas representam o amor.

Todas as energias,

Eu estou dando o exemplo da Astrologia,

Porque é com que eu trabalho,

Mas você pode fazer a analogia com qualquer outra coisa que você sinta no seu coração.

Mas é importante que a gente entenda que quem faz as distorções é a gente.

Então não é Capricórnio que é rígido,

É a gente que não compreende qual que é a energia de Capricórnio e então a gente traz a rigidez.

Não é Câncer que fala,

Nossa,

É muito dramático.

Não,

Não é Câncer que é dramático,

É a gente que não tem,

Às vezes,

Uma inteligência emocional pra compreender a sensibilidade que essa energia nos fornece e então a gente lida com ela de forma,

Fazendo um melodrama,

Indo pra um padrão de vitimismo.

Então quem cria as distorções somos nós,

Não é a energia que traz a distorção.

Então esse é um convite do meu coração pro seu,

Se abrace muito e nesse momento que cada um de vocês possa sentir o abraço através da minha energia,

Da força que eu tô enviando pra vocês agora e do amor.

Namastê,

Beijo de luz,

Amo muito vocês!

4.8 (25)

Avaliações Recentes

Junia

July 22, 2022

Gratidão!!!

Raissa

June 22, 2021

Gratidão ✨

Talita

November 25, 2020

Incrível ✨✨

Maria

November 15, 2020

Namaste!

© 2026 Carolina Landgraf. All rights reserved. All copyright in this work remains with the original creator. No part of this material may be reproduced, distributed, or transmitted in any form or by any means, without the prior written permission of the copyright owner.

Trusted by 36 million people. It's free.

Insight Timer

Get the app

How can we help?

Sleep better
Reduce stress or anxiety
Meditation
Spirituality
Something else