Lección 1
O Poder da Neuroplasticidade
Nesta primeira sessão introduzimos a importantíssima descoberta da Neuroplasticidade ou plasticidade neuronal, isso é, a habilidade do nosso cérebro de se reconstruir e alterar fisicamente. Este facto foi cientificamente apenas comprovado há cerca de 40 anos, pois, até essa altura acreditava-se que, após a idade adulta o cérebro não mudava. Hoje sabemos que é possível mudar fisicamente o cérebro! Quer uso de Açúcar e cocaína, exposição a traumas, quer até experiências meditativas, mudam o cérebro. Este é o princípio em cima do qual iremos começar a guiar o nosso cérebro para o caminho da reprogramação, “desconfigurando” crenças limitadoras: podemos agora fazer um exercício meditativo de comunicação com o nosso cérebro pois ele tem de saber que é reprogramável e que iremos iniciar essa reconfiguração.
Lección 2
Desconfigurando o Modo Sobrevivência: Fuga-Luta-Bloqueio
Nesta sessão vamos perceber como funcionam os Triggers(Gatilhos stressores), partes do cérebro (amigdal) responsáveis pelos mecanismos Fuga-Luta-Bloqueio (Fight-Flight-Freeze) e porque é que esse mecanismo continua programado no nosso cérebro há milhões de anos, de forma a garantir a vossa sobrevivência. Para consolidar esta informação que integramos no cérebro a partir de agora, faremos um exercício meditativo, acompanhado pela aprendizagem da respiração 4-6-8, cientificamente já bastante estudada.
Lección 3
O terceiro cérebro e a configuração do Observador-escolhedor
Nesta sessão iniciamos com uma prática de relaxamento e visualização criativa, para introduzir o conceito de 3 cerebros que todos os seres humanos possuem. Face a esse desenvolvimento, identificamos o nosso verdadeiro eu, que não é o corpo, nem pensamentos nem emoções, mas sim o observador-escolhedor, e numa prática meditativa consolidamos a consciência do observador-escolhedor como uma das estratégias mais eficazes para reprogramação do controle mental.
Lección 4
Compreendendo o ‘Modo de Eficiência’ e de poupança de energia do Cérebro Pensamentos, Emoções ações
Nesta sessão, usamos princípios da inteligência emocional e de várias filosofias para compreender o modo de poupança e de eficiência em que o cérebro costuma entrar para compreender vários fenómenos relacionados com o mundo binário e a categorização. Expõe-se também a trilogia essencial para avançar na complexidade da reprogramação cerebral: a divisão Pensamentos, Emoções e ações e seu impacto na nossa vida quotidiana.
Lección 5
O Cérebro, O Stress (Síndrome Geral de Adaptação) e a Técnica da Vacina emocional
Em 1949/1950, Hans Selye, professor e diretor do Instituto Experimental de Medicina e Cirurgia do Canadá, introduziu o conceito de Síndrome de Adaptação Geral. Nesta sessão, compreendemos o cortisol, o eustress e distress (Stress Positivo e negativo), e reeducamos o cérebro pela técnica da vacina emocional, terminando com uma prática de conexão mente-corpo para poder ‘correr’ este novo programa de respostas face ao stress em próximas oportunidades em que o nosso cérebro se sinta estimulado por stressores (Triggers/Estímulos despoletadores de stress).
Lección 6
Como levar o cérebro à revisão/Inspeção?
Nesta sessão, compreendemos o cérebro como uma maquina que necessita descansar, ser analisada, fazer check ups ou fazer a Revisão/Inspeção para ver que medidas estão a necessitar de ser ajustadas ou que ações necessitam de ser implementadas para o seu melhor desempenho. Aborda-se a descoberta cientifica da conexão mente-corpo, da epigenética e até dos recentes resultados da meditação e seu impacto nos Traços de personalidade alterados (De Richard Davidson & Daniel Goleman). Estabelecemos a importância do descanso do cérebro e são dadas práticas exatas de como promover o descanso do cérebro e exercícios de mindfulness específicos para o Despertar na pratica quotidiana.
Lección 7
O Cérebro e a relação com Tempo: Qual o seu perfil temporal?
Uma boa parte dos medos, stress ou problemáticas dos dias de hoje, prende-se com a forma como vivemos o passado, o presente e o Futuro.
O tempo linear domina a nossa perspetiva e logo, vivemos toda a nossa vida focamos no passado e no futuro, quando só o presente existe. Viver no aqui e agora é desafiante, mas podemos conhecer os nossos perfis face ao tempo num instrumento. (Que quiser realizar o “Time Perspective Questionnaire”, Questionário do Prof. Dr. Zimbardo para obter o seu Perfil temporal, visite: http://www.thetimeparadox.com/zimbardo-time-perspective-inventory/) .
Devemos analisar a nossa narrativa e perceber onde estamos a viver: no passado ou no futuro? Quanto tempo por dia passamos no presente? Qual dos 5 perfis é o seu? Como reprogramar o cérebro para viver no agora? Termina-se a sessão com uma prática mindfulness focada no agora, mas orientada para a reprogramação do cérebro para o momento .
Lección 8
ENGRAMAS e piloto automático
Neste dia integra-se alguns conhecimentos em dois conceitos fundamentais: os engramas e o piloto automático. Apresenta-se as 3 zonas do Comportamento humano: Zona de Conforto, zona de desafio e zona de pânico e termina-se co uma pratica meditação com recurso a visualização criativa mas com recolecção de memórias para reprogramar o cérebro para a compreensão dos engramas e criação de novos engramas.
Lección 9
O segredo do Micromomento: Reprogramação para a acção
Sistema límbico, hipotálamo, são maquinas que produzem químicos necessários as emoçoes… compreendemos aqui aplicações praticas de como é que as nossas programações (consciwentes ou não) fazem com que o hipotálamo comece a trabalhar para dar resposta as nossas necessidades. Nesta sessão,m é revelado o segredo do micro momento, estratégia…técnica que poderá mudar toda a sua forma de se relacionar com o seu cérebro…e até com a sua vida toda.
Lección 10
Reprogramando para a aceitação e a técnica do Ensaio do EU
Neste ultimo dia, apresentam-se alguns resultados científicos que interligam e integram a compreensão da Reprogramação cerebral e do Ensino mental. Relembramos a Metta – Karuna, a Mudita e a Upekkha (4 princípios budistas interessantes para o ouvir explorar mais) e terminamos implementando a técnica do ensaio do eu, para que se potencie no futuro, a continua prática de reprogramação de um dos mais belos órgãos que possuímos, o Cérebro, sem nunca esquecer que somos mais do que a soma dos nossos órgãos: Somos o observador-escolhedor.