Bem-vindo e bem-vinda a mais um ensinamento com o título O Rei e o Sábio que nos traz alguma reflexão sobre como devemos encarar os problemas sobre como devemos encarar também as preocupações e diz a história que o conselheiro sábio do rei estava a morrer e o rei estava desesperado porque o que seria dele sem o seu conselheiro?
Quem é que indicaria o caminho?
Quem é que lhe daria as respostas,
Os conselhos,
As sugestões no leito da morte?
O sábio deu ao rei um anel e disse-lhe ó meu rei,
Tu que já aprendeste tanto,
Saberás levar a vida sem os meus conselhos eles já estão lá dentro de ti mas quando achares que não consegues mais depois de tudo tentar,
Tu poderás ler a mensagem dentro do anel passaram-se anos,
O rei foi lutando péssimas colheitas,
Boas colheitas tempos de paz,
Tempos de guerra e ele lá lutando até que num certo dia,
Desesperado e a achar que não daria conta sentindo-se sem conseguir achar alguma saída para uma situação que estava a viver lembrou-se do anel do sábio o qual andava em sua mão por todos aqueles anos abriu o anel e lá estava escrito assim como tudo o que tu já passaste,
Enfrentaste e deste conta também isso passará e aqui fica esta história,
Esta metáfora que nos alerta para a maneira como devemos encarar os problemas e é uma mensagem bem simples,
Bem básica tão simples que nós podemos até desprezá-la ou ficarmos indiferentes mas assim é uma forma de relativizar de ressignificar é pensar que todos os problemas que nós temos são temporários e se por acaso não temos solução para eles num primeiro momento mais à frente podemos ter ou mais à frente passará por uma outra fase e algo se há de arranjar era o que comecei a fazer já há bastante tempo e que permitiu que os meus níveis de stress os meus níveis de ansiedade baixassem tremendamente deixasse de ruminar nos assuntos de batalhar nas mesmas ideias e começasse a viver uma vida com mais significado uma vida mais leve o processo não é fácil ao início nós estamos muito routinados estamos muito automatizados a pensar que não temos solução e a preocupar-nos ganhamos competências fantásticas em relação à preocupação ao stress à ansiedade e chegamos facilmente a estados depressivos mas com estes ensinamentos a pouco e pouco vamos ressignificando e vamos conseguindo mais folgas mais espaço para pensar em soluções para pensar naquilo que é bom que é mais adequado e relativizar os problemas no fundo os problemas são hipóteses e oportunidades de aprendizagem são experiências que nos dão valor que nos valorizam assim como tudo o que tu já passaste enfrentaste e deste conta também isso passará mensagem final fica bem?
Até breve