Les 1
O Que É a Escrita Automática e Qual A Sua Origem
Nesta primeira aula introdutória, explico de forma mais aprofundada o que se entende por escrita automática e falo do movimento artístico a que está associada, assim como do suposto precursor, André Breton.
Nesta primeira aula, é importante que os alunos absorvam a ideia de que com este tipo de escrita, é suposto evitarmos racionalizar ou filtrar o que surge conscientemente, tentando antes ignorar o consciente e canalizar o que surge espontaneamente do inconsciente.
Les 2
A Escrita Automática Na Espiritualidade
Nesta aula falo de uma origem da escrita automática ainda mais antiga mas na área da espiritualidade, uma vez que era uma ferramenta utilizada por excelência pelos oráculos Greco-Romanos.
Foi a partir daí que a escrita automática começou a ser usada por médiuns, xamãs e oráculos para a canalização de informação divina ou para um contacto com almas de outros planos.
Hoje em dia, é muito comum, esta ferramenta ser utilizada também de forma terapêutica, quer por indicação de profissionais, quer livremente, para autoterapia.
Falo ainda do processo de "journalling" e de sessões de escrita criativa e de improviso.
Les 3
"Conversas com Deus" E O Poder da Conexão À Criança Interior
Nesta aula falo de dois exemplos, do escritor Neale Donald Walsch que é uma referência incontornável quando falamos de escrita automática e do meu próprio exemplo que escrevi um livro através da visão da minha criança interior, que é outra forma de nos conectarmos ao divino e à pureza da alma.
Les 4
Método De Breton
Nesta aula, os alunos são convidados a experimentar o método descrito por André Breton em 1927, método que consiste em escrever de forma espontânea e livre, sem mentalização, sem rumo, de forma rápida e ininterrupta durante vários minutos, permitindo que seja o inconsciente a comandar o fluxo de palavras.
Les 5
Conexão Ao Eu Superior
Nesta aula, os alunos são convidados a experimentar outra técnica de ligação ao seu "Eu Superior" e à sabedoria divina que reside em cada um de nós. Para isso, sugere-se que imaginem como seria se não tivessem medos e inseguranças, como pensariam e como agiriam se fossem a sua melhor versão e a partir daí escrever de forma automática, obtendo respostas de grande utilidade para a sua evolução pessoal e espiritual.
Les 6
Jogo De Palavras
Através de um jogo, induzo os alunos a gerar frases e criar ligações com palavras aleatórias. Depois disso, proponho que continuem esse texto dando algum seguimento ao jogo, sem que a mente racional interfira no processo. Esta é outra forma de permitirmos que o nosso subconsciente trabalhe e nos mostre algo que não estava consciente em nós. Isto porque cada um de nós responderá ao jogo de formas diferentes e isso só por si, demonstra que o processo é mais espontâneo do que mental.
Les 7
Colocar Perguntas E Receber Respostas (Aula Com Meditação Guiada)
Nesta aula, os alunos têm a oportunidade de experimentar uma meditação através da qual definem a pergunta que querem colocar, assim como a origem das respostas que vão receber. Para além de estabelecerem essa conexão, visualizam também a obtenção de respostas úteis na sua evolução pessoal e espiritual.
Aqui aprendem a conectar-se aos seus guias, ao divino ou a entes queridos (que estão no plano astral) de forma a obterem ajuda no seu caminho.