Lição 1
O Início do Caminho
Esta aula começa com uma prática de silêncio a partir da observação da respiração. Em seguida, o convite é para explorar um exercício de autorrepresentação a partir de imagens. Será interessante que você tenha um caderno ou folhas soltas nas quais possa fazer registros importantes para o acompanhamento do curso. Durante a sessão, serão dadas outras opções. De que maneira você consegue falar de si a partir de imagens que escolhe? Este é o desafio. A exploração desta ferramenta vai ativar a sua criatividade e abrir novos caminhos de expressão.
Lição 2
Conhecendo-se
Neste dia, você vai explorar as imagens que guardou no sentido de investigar os seus sentimentos. Identificá-los. Identificar seus sentimentos ajuda a diferenciar entre o que você sente e o que você pensa que é. Esta aula termina com uma prática calma de silêncio a partir da observação da respiração.
Lição 3
Aterramento
Começamos esta aula com uma prática através da qual vamos trazer a nossa atenção para os 5 sentidos. Olfato, paladar, visão, audição e tato. Esta prática vai lhe colocar em contato com a realidade, com o presente, trazendo clareza para a mente e capacidade de observação.
A partir desta prática o convite agora é o de trazer a percepção destes sentidos para o seu dia-a-dia, para a sua rotina e para sua casa. Criatividade e autocuidado na prática e registrados em seu caderno! Transforme as suas sensações em ações.
Lição 4
Estabelecendo um Compromisso Diário
Agora que já passou pelas três primeiras aulas deste curso, está na hora de criar uma rotina diária que lhe colocará num lugar de observação das suas necessidades. Pense que aquilo que faz logo depois de acordar dita diretamente o ritmo do seu dia, a sua capacidade criativa e de resolução de problemas. Mas não se esqueça que um dos ingredientes básicos da sua rotina deve ser o prazer e a felicidade. Sua rotina deve lhe proporcionar contentamento. Vamos pensar em conjunto em rituais que poderá adotar para transformar a hora de dormir, o seu sono e o acordar em momentos de muita saúde e consciência.
Lição 5
Segurança e Aceitação
Na prática do quinto dia deste curso, vamos refletir sobre quem verdadeiramente somos. Caminhar no sentido do entendimento da diferença entre o EU e o MEU e compreender que a criatividade floresce num lugar de segurança e aceitação. Abandonar ideias de perfeição nos dá uma perspectiva mais fresca e nova sobre o lugar que ocupamos no mundo. Entender o quão importante é identificar os equívocos nos quais a nossa mente pode se aprisionar. No seu caderno, você vai fazer um exercício de criação de listas que vão lhe ajudar a ter uma visão mais clara desta reflexão.
Lição 6
Criatividade Interior
Hoje é dia de expressão livre. É impossível separar a mente do corpo físico. Não existe fronteira. Seu corpo padece de padrões mentais pouco saudáveis e o inverso também é verdade. A sua liberdade criativa será tanto maior quanto for o contato sincero e amoroso que tiver com o seu próprio corpo. Então, o dia é para dançar! Coloque uma música de que goste muito e dance, dance e dance. Até transpirar.
Em seguida, faremos uma prática de apaziguamento com base em técnicas do Yoganidrā, relaxando o corpo a partir da observação das sensações e da respiração. Depois de tudo, faça um registro no seu caderno de como foi a experiência.
Lição 7
Meditação Ativa
O exercício de hoje chama-se Fluxo de Consciência. Após uma breve prática de silêncio e presença, pegue o seu caderno e aceite o convite à escrita livre. Escreva sobre o que gosta, o que não gosta, sobre como se sente, o que deseja na vida, o que lamenta, sobre planos ou qualquer outro assunto que lhe venha à mente. Estes são apenas alguns exemplos. Vamos explorar isso mais a fundo. Depois, o convite é à observação de tudo o que foi escrito tentando descobrir padrões mentais silenciosos que obstruem a sua capacidade de ser a pessoa livre a criativa que já é.
Lição 8
Zona de (des)conforto
Caminhando para o final deste curso, é hora de fazer algo completamente fora da sua zona de conforto. O primeiro passo é pensar no significado de zona de conforto. Quando você tem ações, pensamentos ou comportamentos que não oferecem nenhum tipo de receio, risco ou ansiedade, então você está vivendo dentro de uma zona que lhe é confortável. A ideia deste dia do curso é que você faça algo que não se imaginaria fazendo e depois observar e registrar a sua leitura desta atividade.
Lição 9
Consistência para criar o seu próprio jardim
Na prática desta aula, você vai utilizar uma técnica de meditação para estabelecer uma parceria consigo mesma(o). A sugestão é que você realize esta prática durante os próximos 5 dias seguidos. Caso você salte um dia, sugiro começar de novo, do início. É importante que sejam dias ininterruptos. Crie uma tabela simples no seu caderno e marque todos os dias a realização da meditação. A consistência traz uma atitude mental proativa que abre as portas para caminhos de maior criatividade, porque aumenta a confiança na possibilidade de realização de objetivos.
Lição 10
Reconhecimento e Comprometimento
Gratidão é um sentimento poderoso e transformador que tem profunda conexão com a ideia de valorizarmos o que realmente é bom. Não só em cada um de nós, mas como também no outro e no mundo. É um entendimento de que tudo está acontecendo exatamente como deve acontecer e que a ilusão de controle apenas nos traz adoecimento. Neste último dia do curso, vamos refletir sobre a gratidão a partir de uma prática voltada para esta energia universal. Uma meditação especial que nos coloca em contato interno com as nossas emoções e traz um olhar fraterno sobre a Humanidade. Este curso termina com um voto de compromisso em ser feliz a partir do comprometimento com tudo aquilo que é verdadeiramente importante para você.