Lição 1
Introdução: Qual a Importância de se Reconectar com Nossa Essência?
Abordaremos aspectos do porque nos afastamos de nossa essência, tornando-nos máquinas de trabalho e de reações instintivas e inconscientes, repetindo padrões cíclicos e viciosos. O único caminho para voltar a ser autor de sua própria história é para dentro.
Lição 2
Crenças e Valores: a Metáfora do Iceberg
Nossas crenças e valores, sejam conscientes ou inconscientes, irão nos levar a viver uma realidade na vida prática. Se você tem resultados práticos alinhados ao que deseja viver, provavelmente tem crenças e valores fortalecedores. Se não, seu padrão de crenças e valores ainda permanece sob uma programação limitadora e de escassez em algum ou vários aspectos.
Lição 3
A Origem e os Valores do Eneagrama
De forma sucinta, iremos entender as origens e a história de como o eneagrama foi descoberto e associado a diversas áreas de conhecimento, como a psicologia, neurociência e espiritualidade. Também abordaremos os preceitos e valores dessa sabedoria, pautados no Amor e na Luz.
Lição 4
Uma Visão da Neurociência: Cérebro Trino e os Centros de Inteligência Humanos
Em 1970, o psiquiatra e neurocientista americano Paul McLea, propôs a “Teoria do Cérebro Trino” para explicar sobre o funcionamento do nosso cérebro. Ela aponta que nosso cérebro funciona com uma estrutura dividida em 3 (três) partes distintas: Neocórtex (mais evoluído, racional), Sistema Límbico (associado às emoções) e Cérebro Reptiliano (mais instintivo).
Lição 5
Centro de Inteligência Corporal
Centro de Inteligência da sobrevivência física, ligado ao Cérebro Reptiliano.
Nosso centro de funcionamento regido pelo Sistema Nervoso Autônomo, que comanda a respiração, digestão, batimento cardíaco e todas as funções autonômicas do corpo físico.
Lição 6
Centro de Inteligência Emocional
Centro de Inteligência responsável pela habilidade de conexão com outras pessoas, de senti-las e de se deixar sentir por elas. Ligado ao Sistema Límbico. Aspectos relacionais do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o todo.
Lição 7
Centro de Inteligência Mental
Centro de Inteligência responsável pelos insights, criatividade, pensamentos, planejamentos e interpretações analíticas da realidade. Ligado ao Neocórtex, nosso cérebro mais evoluído e o diferencial da espécie humana em relação aos outros mamíferos.
Lição 8
Aula Prática - Estado de Presença e Integração dos Centros de Inteligência
Indução meditativa de integração dos três centros de inteligência em estado de presença.
Lição 9
Instintos do Eneagrama: Autopreservação, Sexual e Social
Os instintos do Eneagrama manifestam-se através da sabedoria do nosso cérebro reptiliano. A inteligência animal, proveniente da origem divina que rege toda a natureza, não só os humanos como tudo o que há (campo morfogenético).
Tem atuação inconsciente, em forma de impulsos automáticos, sensações e reações viscerais. Conectados à sobrevivência, reprodução e conexão da espécie.
Lição 10
Instinto de Autopreservação
Instinto responsável pela sobrevivência física. O início da vida, organização, estruturação e proteção da vida. Instinto de manutenção do que foi construído, do equilíbrio, da sobrevivência e bem-estar (conforto, vida balanceada, saúde).
Lição 11
Instinto Sexual
Instinto intenso, responsável pela criação, fusão, atração e enfrentamento. Ativação energética e física, excitação, intensidade, o que nos faz movimentar, ir em busca de novos horizontes, de aventura. Energia de gosto, gozo, prazer (procriação). Energia de foco, conquista, luta, rivalidade, “faca na boa” (competição). Energia de materialização (projetos e coragem) para ir além.
Lição 12
Instinto Social
Instinto responsável pelo setor de pertencimento, grupos, sistema, coletividade, sociedade. Força de união, compartilhamento e irmandade. A energia da criação de uma comunidade. Aglutina, se sacrifica, luta por poder, se comunica, luta pela causa, forma partidos, empatia e cuidado pela “tribo”.
Lição 13
Aula Prática - A Festa dos Instintos
Vem comigo nessa aventura que vai te ajudar a compreender a dança dos instintos de forma leve, prática, fácil e divertida.
Depois escreva sobre suas percepções:
- Com qual instinto você mais se identifica?
- Quais tem sido os mecanismos automatizados que você tem replicado nessa energia instintiva?
- Qual instinto atua com menor força em você?
- O que você se propõe observar, desenvolver, modificar na sua vida daqui em diante no sentido de adquirir mais consciência sobre essa forma automatizada de agir?
Lição 14
Fechamento e Integração do Conteúdo
Ah, que alegria chegar juntos até aqui! Que jornada linda trilhamos!!!
Tenho certeza de que você nunca mais será o (a) mesmo (a) depois de acessar toda essa sabedoria de forma tão leve e transformadora.
Por enquanto, me despeço com essa integração do conhecimento que já partilhamos e te espero para darmos o próximo passo no curso: Reconecte-se pelo Eneagrama - Eneagrama das Personalidades.
Sua vida é uma tela. E você é o artista!
Minha profunda gratidão por sua entrega, dedicação e confiança. Um grande e amoroso abraço!