Lição 1
Pranayama das Narinas Alternadas – Intensifique sua Meditação
Bem-vindo ao Dia Um do seu curso. A primeira técnica de meditação é na verdade um Pranayama (prática de respiração do Yoga). É uma ótima preparação para qualquer prática de meditação, e também uma prática de meditação em si mesmo. Em todos os dias do curso, após fazer a aula e a meditação, deixe um comentário no fórum abaixo compartilhando como foi a prática para você. Assim você estimula os seus próprios hábitos e os dos outros alunos também. Além disso, sinta-se à vontade para fazer perguntas ou dividir suas experiências. Eu participo ativamente do fórum.
Lição 2
Respiração da Coluna — Unindo a Respiração com o Mantra
Hoje você vai aprender uma técnica de meditação popular nas tradições do Kundalini Yoga e Kriya Yoga. É um método poderoso que une respiração, visualização e mantra em um único exercício, fazendo com que sua consciência tenha vários pontos de presença e atenção.
Lição 3
Yoga Nidra – Relaxamento Profundo e Programação da Mente Subconsciente
O Yoga Nidra é bem mais abrangente do que a popular meditação do body scan (escaneamento corporal) que encontramos por toda parte. É uma técnica tradicional do Yoga que vai além de um mero relaxamento, ajudando-o a: Expandir sua consciência para estados mentais subconscientes e inconscientes; Desenvolver os poderes de visualização da mente; Programar sua mente subconsciente de acordo com suas intenções; Preparar a mente para os estados de meditação profunda. Aproveite essa prática única!
Lição 4
Meditação da Montanha – Corpo Quieto, Mente Quieta
As montanhas são ícones de estabilidade, firmeza e imobilidade. Nesta meditação, você usará o poder da imaginação ativa, das afirmações e da consciência corporal para sentir seu corpo tão imóvel e inabalável quanto uma montanha. Como resultado, você se sentirá calmo, estável, relaxado e autoconfiante. Antes de começar, busque na sua memória uma imagem de como é uma grande montanha. Se não conseguir, basta procurar no Google o Monte Everest ou Uluru para ter uma ideia.
Lição 5
Trataka – Olhos Quietos, Mente Quieta
Os olhos são o sentido mais poderoso e, assim como a mente, eles são inquietos e se movem constantemente. O princípio dessa meditação clássica e singular é: acalme seus olhos, e você acalmará sua mente. Para este exercício, você precisará de uma vela e também de uma cadeira ou mesa onde deixá-la, para que ela fique na altura dos seus olhos e a um braço de distância. Por motivos de segurança, lembre-se de fechar todas as portas e janelas para que não haja nenhuma corrente de ar.
Lição 6
Nada Yoga – O Som do Silêncio
Nesta meditação, vamos fazer a mente se voltar para dentro em busca dos “sons internos”. Assim, ela fica mais quieta, sutil e atenta. Para esta prática, é recomendável um ambiente silencioso. Se não tiver acesso a um, usar tampões para os ouvidos é uma boa ideia. Caso contrário, sua atenção vai se dividir entre os sons externos e a tentativa de escutar os sons internos.
Lição 7
Meditação da Felicidade – Alegria Aqui e Agora
Esta meditação foi uma técnica que desenvolvi com base na meditação budista da Bondade Amorosa. O princípio é o mesmo: aprender a criar estados emocionais no seu interior, independentemente de estímulos externos. Assim, cria-se uma maior sensação de independência ou liberação emocional. Assim como a meditação da bondade amorosa, algumas pessoas vão adorar esta prática, e outras vão se sentir frustradas por acharem que não conseguem produzir esse sentimento. Se você se encaixa na segunda categoria, relaxe, aceite sua experiência da maneira que ela acontecer e aprenda a fortalecer um pouco mais a sua própria imaginação.
Lição 8
Silêncio Interior – Mindfulness no Caminho do Yoga
A técnica do Antar Mouna (“Silêncio Interior”) foi desenvolvida por Swami Satyananda da Escola de Yoga Bihar, e se baseia em antigas práticas tântricas. É estilo de meditação bem completo que inclui os poderes de observação (mindfulness), concentratação, e mente vazia—tudo em uma técnica só. Esta prática é especialmente útil para aqueles que têm uma mente muito inquieta e que não conseguem se concentrar com outros métodos. Também é mais fácil de ser implementada na sua vida cotidiana, fora da meditação formal.
Lição 9
Autoinvestigação – Permanecendo Como o Puro Eu Sou
A meditação de hoje é, de certa maneira, a técnica mais avançada e sutil deste curso – e é por isso que está no final. Trabalharemos com o objeto mais sutil de todos: a sua própria consciência. Aqui você deixa de lado todos os pensamentos, sentimentos e memórias e foca-se no seu ser mais profundo, o puro Eu Sou. A autoinvestigação (atma-vichara) é uma técnica de meditação que vem da tradição do Advaita Vedanta e foi modernizada e popularizada pelo sábio moderno Ramana Maharshi (1879-1950).
Lição 10
Escolhendo sua Técnica Pessoal
Hoje vamos revisar as meditações que você praticou ao longo do curso e apresentar algumas orientações para você escolher a melhor prática para o seu caso.