Encontra uma posição sentado,
Confortável e começa por relaxar e descontrair todo o corpo.
Foca a tua atenção na respiração e vais fazer agora três respirações profundas inspirando pelo nariz e expirando pela boca soltando todas as tensões e preocupações.
Volta a fazer uma respiração natural pelo nariz e observa-te à medida que a respiração te vai permitindo sentir mais tranquilo e descontraído.
Podes colocar a mão na barriga caso sintas essa vontade e acompanhar o movimento do ar que entra e sai.
A respiração permite-te manter centrado em ti.
Foca a tua atenção na respiração e deixa-te conduzir pela minha voz.
E cada palavra permite que o corpo descontraia cada vez mais.
Neste momento é importante que te sintas descontraído mas fica atento às minhas palavras e ouve esta frase.
Eu acredito.
Eu penso.
Eu tenho uma opinião sobre algo,
Mesmo sem ter consciência disso.
É curioso,
Mas na verdade é mesmo assim que muitas vezes acontece.
Ages na tua vida sem ter a mínima ideia da crença que está por base desse comportamento.
As crenças não surgem de um dia para o outro.
Elas vão-se acentuando à medida que vais crescendo e absorvendo a vivência que existe no ambiente familiar e no ambiente envolvente.
A crença pode ser aquela pedra no sapato que apesar de ser muito pequena e aparentemente inofensiva altera o nosso caminhar e é muito desconfortável.
Duto alguns exemplos de crenças que estão muitas vezes presentes em ti e nem sequer tens consciência disso.
Não me sinto merecedor.
Tenho de me esforçar muito para conseguir atingir os objetivos.
Entre outras.
Deito apenas estes dois exemplos mas existem muitas mais crenças limitadoras que te podem acompanhar sem que tenhas noção disso.
A forma como entendes que existem crenças libertadoras em ti é quando te paras na tua vida com desafios semelhantes em vários momentos e te sentes como se estivesse numa roda cíclica da qual não consegues sair.
É possível libertar-te de crenças limitadoras mas para isso tens de tomar consciência das mesmas e isto só acontece quando te começas a observar no teu dia-a-dia na forma como falas como ages nos medos e receios presentes.
Uma crença é algo que está no plano mental e que assume sempre uma forma materializa-se e o modo como alteras uma crença é identificando-a e alterando alguns hábitos na tua vida.
Este é o gatilho.
As crenças alimentam-se de pequenos hábitos que tens no dia-a-dia.
Isto parece simples,
Não é?
Mas sempre que decides alterar alguns hábitos deparas-te com a exigência de não perder o foco.
Eu vou agora dizer algumas frases e deixo aqui as mesmas ecoem em ti e observa-te à medida que eu vou dizendo cada uma das frases completa-a com aquilo que te surgir automaticamente na mente.
Tenho medo de Sinto-me desvalorizado em Tenho de me esforçar para Parece que só os outros têm direito a Vou ser sempre assim Inspira e expira e identifica mentalmente qual destas frases ecoou mais em ti.
Respira agora profundamente Descontrai o corpo e a mente e repete mentalmente Eu estou disponível para libertar as crenças que me limitam Eu quero ser merecedor Eu quero aprender a receber de forma fluida em conexão com a vida Eu quero dedicar-me a trabalhar mas sem esforço Eu quero desfrutar os vários momentos da vida sabendo que tenho capacidades e valor Eu quero sentir bem-estar Sentir-me valorizado e peço à vida que me ajude neste processo O sol brilha para todos,
Lembra-te disso Tudo se transforma e tu és capaz Agora vais inspirar e expirar de forma consciente e gradualmente vais ficando mais presente no teu corpo Vais mexendo os pés as mãos e quando te sentires confortável podes abrir os olhos ao teu tempo Bem-vindo